Curso:
Gestão Estratégica de Compras
Categoria:
Compras
Carga Horária:
16 horas
Modalidade:
Online
Investimento:
Consulte o valor
Número de Vagas:
Limitado.
As vagas serão preenchida de acordo com a ordem de recebimento das inscrições.
Incluso:
Coffee Break, Material Didático e Certificado (entregue mediante 75% de participação).
Local de Realização:
Transmissão Ao Vivo
Próximas Turmas:
Início:
09/09/2024
Segunda-Feira
09:00 às 13:00
Término:
12/09/2024
Quinta-Feira
09:00 às 13:00
Início:
25/11/2024
Segunda-Feira
09:00 às 13:00
Término:
28/11/2024
Quinta-Feira
09:00 às 13:00
Perguntas Frequentes
Cancelamento do Curso
Pela INNOVIA, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago.
Pelo ALUNO antes do início do treinamento, será devolvido 80% do valor pago.
Após o início do treinamento, não haverá devolução do valor pago, seja qual for o motivo alegado.
Forma de Pagamento
Pessoa física: Cartão de Crédito (Visa, Diners e Master) em até 10 parcelas sem juros.
Empresa Privada: Boleto, Transferência Bancária e Cartão Corporativo.
Empresa Pública: Transferência Bancária ou Nota de Empenho.
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Negocie, compre e gerencie! Abasteça o negócio da forma certa com uma gestão de compras diferenciada.
BENEFÍCIOS AOS PARTICIPANTES
Você estará pronto para estruturar um departamento de compras de sucesso
Fazer compras para o negócio é mais do que apenas adquirir aquilo de que ele precisa. É essencial encontrar bons fornecedores, negociar com eles, estabelecer contratos, manter sua validade e definir responsabilidades. Sem um fluxo claro, não dá para chegar ao sucesso.
E já que o processo está ligado à cadeia de valor, o curso de Gestão Estratégica de Compras permite entender como estruturar o setor da forma ideal.
Aprenda a negociar e faça mais com menos
Em um ambiente cada vez mais competitivo, as empresas têm limitado seus recursos. Agora, os profissionais precisam entregar resultados melhores mesmo que não tenham a mesma quantidade de dinheiro de antes.
Para os gestores de compras, o curso ensina como negociar de forma efetiva e que realmente gera desempenho positivo. Com os conhecimentos certos, fica fácil otimizar os preços dos contratos sem prejudicar a cadeia de valor.
Alinhe as metas de eficiência ao budget e não perca oportunidades
Tão importante quanto saber comprar é acompanhar os resultados e respeitar o limitado e temido budget. Com o curso de Gestão Estratégia de Compras, aprenderá a equilibrar tudo de forma alinhada e em busca do sucesso.
Você se verá alinhando metas ao orçamento, o que garante que nada fique de fora dos contratos e ainda impede que o valor seja estourado.
BENEFÍCIOS PARA A ORGANIZAÇÃO
Torne a empresa competitiva e favoreça sua continuidade
E já que o cenário é progressivamente desafiador, o curso faz com que você se transforme em uma engrenagem essencial rumo à diferenciação e competitividade. Com compras melhores e econômicas, o negócio se destaca dos concorrentes e apresenta condições adequadas.
Essa é uma forma de garantir robustez e a continuidade no mercado — e com cada vez mais valor agregado à cadeia de suprimentos.
RESULTADOS ESPERADOS
Visualização da gestão de compras como fator de lucratividade
Muitos profissionais ainda acham que as compras servem apenas para abastecer o estoque ou as matérias-primas. Com o curso de Gestão Estratégica de Compras, você perceberá que pagar menos leva a mais lucratividade — e poderá buscar isso com uma atuação direcionada.
Organização e operação do departamento de compras
Já que o setor deve ter um fluxo de trabalho bem definido, nada melhor que saber organizá-lo — não importa o tamanho ou o setor de atuação do negócio. Graças ao curso, você terá tudo o que é necessário para construir os pilares do gerenciamento.
Definição de responsabilidades e estratégias
Com a conclusão dos estudos, também será possível estabelecer os responsáveis por cada tarefa e quais serão as ações empregadas. Com visibilidade, comunicação e transparência, o negócio vai longe.
DIFERENCIAIS
Somos experientes e focados
Somos professores com ampla atuação acadêmica (FDC, Ibmec, FIA e Insper) e profunda experiência em consultoria (McKinsey e Delloitte). Sabemos que escolher uma empresa de treinamento é uma decisão de confiança e, por isso, somos 100% focados em desenvolvimento de pessoas.
Não atuamos em consultoria. Não vendemos tecnologia. Nossa energia e paixão estão concentradas em criar a melhor experiência de aprendizagem àqueles que confiaram em nós.
Temos uma obsessão por “acelerar o aprendizado por meio da mudança de mentalidade”
Você vai sentir a velocidade de nosso curso. Partimos da crença que todos podem crescer, desde que estimulados a explorar novos caminhos, novas vias de inovação. Em nossos encontros, criamos um ambiente de segurança psicológica para que as pessoas tentem, errem e mudem suas mentes.
Trazemos os principais conceitos de centros de pesquisa globais como Harvard, Stanford e Insead. Traduzimos essas teorias complexas em pílulas de conhecimento de fácil absorção. E como isso aumentar a descoberta e teste de novas ideias.
Temos uma metodologia que integra cognição-emoção-comportamento
Nossos pilares essenciais são simples: Entender, Explorar e Evoluir. A arte está em integrar esses pilares numa jornada de insights. Nossa premissa básica é que a experiência do participante precisa ser pontuada por insights — momentos a-ha — que geram uma mudança de percepção da realidade.
Nossa metodologia faz o melhor uso do seu tempo escasso por meio da distribuição ótima de desafios cognitivos, emocionais e comportamentais.
O conteúdo programático sozinho pode não te oferecer todas as informações necessárias para sua decisão. Afinal, um treinamento depende não só de conteúdo, mas de como ele é transmitido.
Pensando nisso, nós detalhamos a jornada de aprendizagem em nossa metodologia. Em vez de simplesmente mencionar quais são os métodos e ferramentas de aprendizagem que utilizamos, nós mapeamos as experiências de aprendizado que você terá, caso participe de nosso curso.
A jornada do insight fornece uma estrutura aos participantes. Isso elimina o estresse da incerteza em saber o que vem pela frente.
OBJETIVOS
Você compreenderá o papel do setor de compras e poderá montar um setor muito mais eficiente.
Com todos os conceitos explorados no curso, os profissionais têm a chance de reconhecer e explorar o papel da área de compras. Isso é possível graças a 3 pilares:
● Conhecimentos e ferramentas necessárias para uma gestão adequada;
● Integração do setor de compras ao restante da empresa;
● Realização de exercícios práticos.
PÚBLICO-ALVO
O curso de Gestão Estratégica de compras é voltado para os profissionais ligados a essa atividade fundamental ao abastecimento. É especialmente direcionado para gestores de compras, de contratos, de desenvolvimento de fornecedores, de logística, de Supply Chain, de qualidade e áreas correlatas.
METODOLOGIA
Aulas expositivas teóricas com exercícios práticos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 – Visão Geral sobre Compras e Supply Chain
● Compreender o papel de Compras na Empresa;
● Conhecer um conjunto de práticas em Compras Estratégicas, temas na agenda dos Gestores de Compras.
2 – Modelo de Gestão por Categorias de Compras (Category Management) e Introdução ao Strategic Sourcing
● Compreender a importância da segregação em categorias de compras e de suas diferentes características para abordagem do mercado fornecedor;
● Conhecer a metodologia estruturada de abordagem estratégica do mercado fornecedor, os elementos necessários para a execução do planejamento estratégico de Compras e à priorização de categorias a serem trabalhadas.
3 – Strategic Sourcing e Gestão de Contratos (Contract Management)
● Conhecer cada um dos passos da metodologia do Strategic Sourcing e o conceito de Custo Total de Aquisição;
● Entender o ciclo de vida de contratos com fornecedores, papéis e responsabilidades dos envolvidos.
4 – Gestão do Relacionamento com Fornecedores (Supplier Relationship Management) e Modelo de Operação de Compras: Organização, Processos e Tecnologia
● Entender conceitos de integração e de ciclos de abordagem do mercado fornecedor;
● Conhecer referências de modelos de operação de Compras, alinhamento ao modelo de operação e estratégia da empresa e respectivo impacto às estruturas.
5 – Modelo de Operação de Compras: Processos e Indicadores de desempenho em Compras
● Entender mecanismos que direcionam o modelo de operação de Compras, dimensões envolvidas e maneiras de compor indicadores de forma dinâmica para medir desempenho.
Paulo Baracat
Instrutor
● MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV-RJ;
● Formação em Engenharia Civil pela UFRJ;
● Especializações em Negociação, Liderança, Formação de Gestores, Gerenciamento de Projetos, Strategic Sourcing e Lean Six Sigma Green Belt;
● 20+ anos de experiência em diversos setores do mercado, construída em empresas como AbInbev, Itaú-Unibanco, AES e Accenture;
● Histórico de carreira: Gestão de suprimentos e do relacionamento com fornecedores; Liderança na execução de dezenas de projetos com foco em redução de custos, revisão do modelo de operação e transformação em suprimentos, capacitação de executivos e equipes de compras; Executivo em consultoria na prática de Supply Chain / Sourcing & Procurement;
● Docência e fóruns de discussão: Gestão Estratégica de Compras na BSP; Condução de workshops com CPOs sobre diversos temas no Brasil, Chile e Argentina pela Accenture; Global Faculty em classes de formação de gerentes e consultores Chicago/USA, também pela Accenture.
José Carlos Roman
Instrutor
● Ex CPO LATAM e Ex Managing Director da Accenture Strategy;
● Especialização pela Dom Cabral e Kellog School of Management e MBA em Administração de empresas pelo IBMEC;
● Carreira desenvolvida em Supply Chain e Gestão de Negócios , com experiência em: Procurement Digital Transformation, Programas de redução de custos via ZBB e Sourcing, Risk e Contract Management, Logística, etc;
● Forte habilidades em negociações complexas e é especialista em analisar e revisar modelos de negócios através da liderança em processos de aquisição, vendas e start up;
● Líder da prática de Sourcing & Procurement para LATAM na Accenture.
Experiência Profissional Selecionada:
● Empresa de varejo – líder global – O projeto foi desenvolvido em varias frentes. 1. Redesenhar o Modelo Operacional de Compras, 2.Programa de Redução de custos, 3. Seleção e implementação de solução de e-procurement para área de compras e 4.Revisão do modelo operacional logístico e forma de contratação de transporte. Os resultados foram superados em 2,5 os valores acordados (+R$ 200MM);
● Rede Hoteleira – Com 6 unidades de negócios, 6 ERP’s diferentes e com mais de 1000 pontos de distribuição espalhados por todos os Estados brasileiros. O projeto, batizado de Fênix, foi dividido em 3 dimensões: Procurement Transformation, Strategic Sourcing e Ferramentas (e-Procurement, e-Sourcing). Para alavancar sinergias, houve integração entre Compras e Logística com o equilíbrio de todos os aspectos das regras operacionais, táticas e estratégicas da nova área de compras. Gerando benefícios em torno de 15%);
● Empresa de Telecomunicações – O projeto incluía identificar, medir e estabelecer um plano de ação para reduzir o TCO (Total cost of ownership), e redefinir o SLA (Service level of agreement). O projeto foi um enorme sucesso com benefícios em torno de US$ 250MM;
● Empresa da Bebidas, líder global. O objetivo do projeto foi identificar as principais sinergias de compras , tanto nos aspectos do melhor modelo operacional, dimensionamento, e de redução de custos nos gastos com materiais diretos e indiretos. Além da concepção do novo modelo atingiu-se uma economia %, entre 5% a 12%, dependendo da categoria.
Entre outros projetos em empresas como:
● Walmart, C&A, Oi, Ambev, TAM, Vale, Telemig, GRSA, Alphaville, BrasilTelecom, Braskem, Carrefour, Nestle, Fibria, JBS, entre outros.
Karina Fabiano Tome Bonelli
Compras – ABQM
“Professor com excelente “bagagem” de conhecimento, e mesmo ainda não ocupando a área, ficou tudo muito claro. Curso rápido, divertido e coerente.”
Maisi Ramos da Silva
Aluna – Camil Alimentos
“Ótimo treinamento, instrutor e estrutura. Certamente expandiu minha maneira de pensar , entender o cliente e adequar minha rotina diária. Parabéns Innovia.”