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Compras

Curso de Gestão Estratégica de Compras

Carga Horária: 16 horas

Inscrições

Incluso

Coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).

Carga Horária: 16 horas

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LimitadoAs vagas serão preenchida de acordo com a ordem de recebimento das inscrições.

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Negocie, compre e gerencie! Abasteça o negócio da forma certa com uma gestão de compras diferenciada

Benefícios aos participantes

Você estará pronto para estruturar um departamento de compras de sucesso

Fazer compras para o negócio é mais do que apenas adquirir aquilo de que ele precisa. É essencial encontrar bons fornecedores, negociar com eles, estabelecer contratos, manter sua validade e definir responsabilidades. Sem um fluxo claro, não dá para chegar ao sucesso.

E já que o processo está ligado à cadeia de valor, o curso de Gestão Estratégica de Compras permite entender como estruturar o setor da forma ideal.

Aprenda a negociar e faça mais com menos

Em um ambiente cada vez mais competitivo, as empresas têm limitado seus recursos. Agora, os profissionais precisam entregar resultados melhores mesmo que não tenham a mesma quantidade de dinheiro de antes.

Para os gestores de compras, o curso ensina como negociar de forma efetiva e que realmente gera desempenho positivo. Com os conhecimentos certos, fica fácil otimizar os preços dos contratos sem prejudicar a cadeia de valor.

Alinhe as metas de eficiência ao budget e não perca oportunidades

Tão importante quanto saber comprar é acompanhar os resultados e respeitar o limitado e temido budget. Com o curso de Gestão Estratégia de Compras, aprenderá a equilibrar tudo de forma alinhada e em busca do sucesso.

Você se verá alinhando metas ao orçamento, o que garante que nada fique de fora dos contratos e ainda impede que o valor seja estourado.

Benefícios para a organização

Torne a empresa competitiva e favoreça sua continuidade

E já que o cenário é progressivamente desafiador, o curso faz com que você se transforme em uma engrenagem essencial rumo à diferenciação e competitividade. Com compras melhores e econômicas, o negócio se destaca dos concorrentes e apresenta condições adequadas.

Essa é uma forma de garantir robustez e a continuidade no mercado — e com cada vez mais valor agregado à cadeia de suprimentos.

Resultados esperados

Visualização da gestão de compras como fator de lucratividade

Muitos profissionais ainda acham que as compras servem apenas para abastecer o estoque ou as matérias-primas. Com o curso de Gestão Estratégica de Compras, você perceberá que pagar menos leva a mais lucratividade — e poderá buscar isso com uma atuação direcionada.

Organização e operação do departamento de compras

Já que o setor deve ter um fluxo de trabalho bem definido, nada melhor que saber organizá-lo — não importa o tamanho ou o setor de atuação do negócio. Graças ao curso, você terá tudo o que é necessário para construir os pilares do gerenciamento.

Definição de responsabilidades e estratégias

Com a conclusão dos estudos, também será possível estabelecer os responsáveis por cada tarefa e quais serão as ações empregadas. Com visibilidade, comunicação e transparência, o negócio vai longe.

Diferenciais

Somos experientes e focados

Somos professores com ampla atuação acadêmica (FDC, Ibmec, FIA e Insper) e profunda experiência em consultoria (McKinsey e Delloitte). Sabemos que escolher uma empresa de treinamento é uma decisão de confiança e, por isso, somos 100% focados em desenvolvimento de pessoas.

Não atuamos em consultoria. Não vendemos tecnologia. Nossa energia e paixão estão concentradas em criar a melhor experiência de aprendizagem àqueles que confiaram em nós.

Temos uma obsessão por “acelerar o aprendizado por meio da mudança de mentalidade”

Você vai sentir a velocidade de nosso curso. Partimos da crença que todos podem crescer, desde que estimulados a explorar novos caminhos, novas vias de inovação. Em nossos encontros, criamos um ambiente de segurança psicológica para que as pessoas tentem, errem e mudem suas mentes.

Trazemos os principais conceitos de centros de pesquisa globais como Harvard, Stanford e Insead. Traduzimos essas teorias complexas em pílulas de conhecimento de fácil absorção. E como isso aumentar a descoberta e teste de novas ideias.

Temos uma metodologia que integra cognição-emoção-comportamento

Nossos pilares essenciais são simples: Entender, Explorar e Evoluir. A arte está em integrar esses pilares numa jornada de insights. Nossa premissa básica é que a experiência do participante precisa ser pontuada por insights — momentos a-ha — que geram uma mudança de percepção da realidade.

Nossa metodologia faz o melhor uso do seu tempo escasso por meio da distribuição ótima de desafios cognitivos, emocionais e comportamentais.

O conteúdo programático sozinho pode não te oferecer todas as informações necessárias para sua decisão. Afinal, um treinamento depende não só de conteúdo, mas de como ele é transmitido.

Pensando nisso, nós detalhamos a jornada de aprendizagem em nossa metodologia. Em vez de simplesmente mencionar quais são os métodos e ferramentas de aprendizagem que utilizamos, nós mapeamos as experiências de aprendizado que você terá, caso participe de nosso curso.

A jornada do insight fornece uma estrutura aos participantes. Isso elimina o estresse da incerteza em saber o que vem pela frente.

Público-alvo

O curso de Gestão Estratégica de compras é voltado para os profissionais ligados a essa atividade fundamental ao abastecimento. É especialmente direcionado para gestores de compras, de contratos, de desenvolvimento de fornecedores, de logística, de Supply Chain, de qualidade e áreas correlatas.

Objetivos

Você compreenderá o papel do setor de compras e poderá montar um setor muito mais eficiente

Com todos os conceitos explorados no curso, os profissionais têm a chance de reconhecer e explorar o papel da área de compras. Isso é possível graças a 3 pilares:

●  Conhecimentos e ferramentas necessárias para uma gestão adequada;

●  Integração do setor de compras ao restante da empresa

●  Realização de exercícios práticos.

Metodologia

Aulas expositivas teóricas com exercícios práticos.

Conteúdo programático

1. Visão Geral sobre Compras e Supply Chain

Compreender o papel de Compras na Empresa

Conhecer um conjunto de práticas em Compras Estratégicas, temas na agenda dos Gestores de Compras

2. Modelo de Gestão por Categorias de Compras (Category Management) e Introdução ao Strategic Sourcing

Compreender a importância da segregação em categorias de compras e de suas diferentes características para abordagem do mercado fornecedor

Conhecer a metodologia estruturada de abordagem estratégica do mercado fornecedor, os elementos necessários para a execução do planejamento estratégico de Compras e à priorização de categorias a serem trabalhadas

3. Strategic Sourcing e Gestão de Contratos (Contract Management)

Conhecer cada um dos passos da metodologia do Strategic Sourcing e o conceito de Custo Total de Aquisição

Entender o ciclo de vida de contratos com fornecedores, papéis e responsabilidades dos envolvidos

4. Gestão do Relacionamento com Fornecedores (Supplier Relationship Management) e Modelo de Operação de Compras: Organização, Processos e Tecnologia

Entender conceitos de integração e de ciclos de abordagem do mercado fornecedor

Conhecer referências de modelos de operação de Compras, alinhamento ao modelo de operação e estratégia da empresa e respectivo impacto às estruturas

5. Modelo de Operação de Compras: Processos e Indicadores de desempenho em Compras

Entender mecanismos que direcionam o modelo de operação de Compras, dimensões envolvidas e maneiras de compor indicadores de forma dinâmica para medir desempenho


Instrutor - Paulo Baracat

MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV-RJ. Formação em Engenharia Civil pela UFRJ.

Especializações em Negociação, Liderança, Formação de Gestores, Gerenciamento de Projetos, Strategic Sourcing e Lean Six Sigma Green Belt.

20+ anos de experiência em diversos setores do mercado, construída em empresas como AbInbev, Itaú-Unibanco, AES e Accenture.

Histórico de carreira: gestão de suprimentos e do relacionamento com fornecedores; liderança na execução de dezenas de projetos com foco em redução de custos, revisão do modelo de operação e transformação em suprimentos, capacitação de executivos e equipes de compras; executivo em consultoria na prática de Supply Chain / Sourcing & Procurement.

Docência e fóruns de discussão: Gestão Estratégica de Compras na BSP; condução de workshops com CPOs sobre diversos temas no Brasil, Chile e Argentina pela Accenture; Global Faculty em classes de formação de gerentes e consultores Chicago/USA, também pela Accenture.


Instrutor - José Carlos Roman

•Ex CPO LATAM e exManaging Director da Accenture Strategy.

•Especialização pela Dom Cabral e Kellog School of Management e MBA em Administração de empresas pelo IBMEC.

•Carreira desenvolvida em Supply Chain e Gestão de Negócios , com experiencia em: ProcurementDigital Transformation, Programas de redução de custos via ZBB e  Sourcing, Risk e ContractManagement, Logística,  etc.

•Forte habilidades em negociações complexas e é especialistaem analisar e revisar modelos de negócios através da liderança em processos de aquisição, vendas e start up.

•Líder da prática de Sourcing & Procurement para LATAM na Accenture

Experiência Profissional Selecionada:

•Empresa de varejo – lider global – O projeto foi desenvolvido em varias frentes. 1. Redesenhar o Modelo Operacional de Compras, 2.Programa de Redução de custos, 3. Seleção e implementação de solução de e-procurement para área de compras e 4.Revisão do modelo operacioal logístico e forma de contratação de transpoprte. Os resultados foram superados em 2,5 os valores acordados (+R$ 200MM).

•Rede Hoteleira - Com 6 unidades de negócios, 6 ERP’s diferentes e com mais de 1000 pontos de distribuição espalhados por todos os Estados brasileiros. O projeto, batizado de Fênix, foi dividido em 3 dimensões: Procurement Transformation, Strategic Sourcing e Ferramentas (e-Procurement, e-Sourcing).  Para alavancar sinergias, houve integração entre Compras e Logística com o equilíbrio de todos os aspectos das regras operacionais, táticas e estratégicas da nova área de compras. Gerando benefícios em torno de 15%). 

•Empresa de Telecomunicações - O projeto incluía identificar, medir e estabelecer um plano de ação para reduzir o TCO (Total cost of ownership),  e redefinir o SLA (Service level of agreement). O projeto foi um enorme sucesso com benefícios em torno de US$ 250MM.

•Empresa da Bebidas, líder global.  O objetivo do projeto foi identificar  as principais sinergias de compras , tanto nos aspectos do melhor modelo operacional, dimensionamento, e de redução de custos nos gastos com materiais diretos e indiretos.  Além da concepção do novo modelo atingiu-se uma economia %, entre 5% a 12%, dependendo da categoria.

Entre outros projetos em empresas como: Walmart, C&A, Oi, Ambev, TAM, Vale, Telemig, GRSA, Alphaville, BrasilTelecom, Braskem, Carrefour, Nestle, Fibria, JBS, entre outros.


Local de Realização do Curso de Gestão Estratégica de Compras

Online

Cancelamento do Curso de Gestão Estratégica de Compras

Pela INNOVIA, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. Pelo ALUNO antes do início do treinamento, será devolvido 80% do valor pago Após o início do treinamento, não haverá devolução do valor pago, seja qual for o motivo alegado.

Forma de pagamento

Pessoa física: Cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 10 parcelas sem juros.
Empresa privada: Boleto, transferência bancária e cartão corporativo.
Empresa pública: Transferência bancária ou nota de empenho.

Depoimentos de Alunos

O treinamento realizado foi de suma importância para aplicação com meu trabalho. A didática do professor foi de excelência, na minha opnião, pois ele soube aplicar todo o conteúdo de forma objetiva e com fácil linguagem, todos os pontos do conteúdo didático foi aplicado com exemplos e comparações de fácil entendimento. Esse treinamento irá contribuir muito para meu desenvolvimento acadêmico e profissional.
Jéssica Meschiari Freitas Compradora Jr. Tenneco
O curso foi de grande valia, os conteúdos foram bem aplicados e o instrutor muito bem preparado e domina bem o assunto. No geral foi um excelente curso.
Kelly da Costa Oliveira Assistente de Contratações Consórcio Estreito