Curso:
Orçamento Base Zero (OBZ)
Categoria:
Finanças
Carga Horária:
16 horas
Modalidade:
Online
Investimento:
Consulte o valor
Número de Vagas:
Limitado.
As vagas serão preenchida de acordo com a ordem de recebimento das inscrições.
Incluso:
Material Didático e Certificado (entregue mediante 75% de participação).
Local de Realização:
Transmissão Ao Vivo
Próximas Turmas:
Início:
17/06/2024
Segunda-Feira
14:00 às 18:00
Término:
20/06/2024
Quinta-Feira
14:00 às 18:00
Início:
16/09/2024
Segunda-Feira
14:00 às 18:00
Término:
19/09/2024
Quinta-Feira
14:00 às 18:00
Perguntas Frequentes
Cancelamento do Curso
Pela INNOVIA, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago.
Pelo ALUNO antes do início do treinamento, será devolvido 80% do valor pago.
Após o início do treinamento, não haverá devolução do valor pago, seja qual for o motivo alegado.
Forma de Pagamento
Pessoa física: Cartão de Crédito (Visa, Diners e Master) em até 10 parcelas sem juros.
Empresa Privada: Boleto, Transferência Bancária e Cartão Corporativo.
Empresa Pública: Transferência Bancária ou Nota de Empenho.
Mais Cursos Para Você!
Veja Outros Cursos Por Categoria
OBJETIVOS
O “Zero Base Budgeting” (ZBB) ou Orçamento Base Zero (OBZ) é um instrumento de identificação e avaliação das atividades da empresa colaborando com a administração no processo de tomada de decisão orçamentária.
Através do OBZ a empresa não procederá apenas uma projeção orçamentária adicionada às taxas de crescimento, muitas vezes definidas de forma aleatória. Neste processo, as verbas consideradas significativas, deverão ser objeto de uma análise detalhada caso em que deverão ser integralmente justificadas.
A ferramenta propõe uma análise minuciosa das prioridades estratégicas do negócio e focar os recursos realmente necessários para realização das mesmas. Através da aplicação deste conceito as empresas terão a oportunidade de identificar oportunidades de melhorar os seus resultados através de processos de redução de custos além de promover um maior nível de eficiência em suas operações.
Uma planilha detalhada será distribuída aos participantes para análise de cada área, órgão, produto ou ponto identificável da organização, a ser objeto de otimização de receitas, redução de custos ou aplicação de conceitos do Orçamento Base Zero.
PÚBLICO-ALVO
O Treinamento OBZ – Orçamento Base Zero destina-se aos profissionais das áreas financeira, contábil, controladoria, gerentes e coordenadores de demais departamentos de uma empresa que queiram se familiar e entender o conceito e como implantar este modelo de gestão em uma empresa.
METODOLOGIA
Aulas expositivas teóricas com exercícios práticos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I – Orçamento: Conceitos, Objetivos e Tipos
a. O que é Orçamento e sua interação na Criação de Valor
b. Vinculando a Estratégia ao Orçamento
c. Adaptando o sistema de Informações Orçamentárias
d. Responsabilidade pela Condução do Processo Orçamentário
e. Sistemas de Informações Orçamentárias
f. Tipos de Orçamento
i. Modelo Ortodoxo;
ii. Budget e Forecast;
iii. OBZ;
iv. Orçamento por Atividades;
v. Gerenciamento Matricial.
Módulo II – Da estratégia ao Orçamento Base Zero
a. Análise ambiental e criação de cenários
b. Definição dos objetivos estratégicos
c. Definição das premissas orçamentárias
d. Iniciando o Modelo do OBZ -Orçamento Base Zero
e. Problemas de Implantação e Benefícios do Orçamento Base Zero
Módulo III – Orçamento Base Zero
a. Fundamentos
b. Estruturação do Modelo
c. Estruturação dos Procedimentos de Análise
d. Estruturação do Modelo de Informação
e. Estruturação do Modelo de Priorização
f. Definição do Modelo do Controle Orçamentário
Módulo IV – Implantação do OBZ
a. A Controladoria como líder do projeto
b. Treinamento dos Gestores
c. Revisão dos processos e atividades
d. Preparando os “Pacotes de Decisão”
e. A estrutura do “Pacote de Decisão”
f. A dinâmica para um processo de priorização eficiente
g. Regras para formação de um comitê de OBZ
h. Como inserir o OBZ no Sistema de Informação de Planejamento Orçamentário
i. Processo de análise e aprovação no Sistema OBZ.
j. Administração do Processo de Orçamento Base Zero
Daniel J. Machado,
Instrutor
FORMAÇÃO — Stricto sensu: Doutorado em Finanças pelo Mackenzie (2017). Ph.D. in Business Administration
by FCU-USA (2004). Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP (2002).
Lato sensu: Pós em Gestão de Recursos UNIBERO-SP (2006). Pós em Desenvolvimento de Produtos
pela USJT-SP (1988). Graduação: Engenharia Civil pela USF (1986). Área de pesquisa: Finanças e Contabilidade.
Publicação: Autor de livros e artigos científicos.
DOCÊNCIA — Professor Universitário Contratado: pela PUC-SP (2003–) e pelo IBMEC-SP como
Professor Titular I (2022–). Professor Convidado de Pós-lato, MBA e DOCÊNCIA — Professor Universitário
convidado: FECAP-SP (2008–); FIA-SP (2010–); FALEG-SP (2016–2020); Trevisan-SP
(2017–2019); IBMEC-SP (2018–) e UNIMED (2021–). Instrutor: cursos in company pela Integração
Escola de Negócios (2008–) e IBMEC-SP (2018–). Disciplinas: Matemática e Administração Financeira;
Valuation; Contabilidades Geral, Gerencial, e de Custos; Controladoria Operacional e Estratégica;
Governança Corporativa, Macro e Microeconomia, Mercado de Capitais; Métodos Quantitativos;
Gestão de Riscos e Compliance, de Crédito e de Capital de Giro; Metodologia da Pesquisa Científica e
Orientação de Monografias. Corporativo nas demais: FECAP-SP (2008–); FIA-SP (2010–); FALEGSP
(2016–2020); Trevisan-SP (2017–2019); IBMEC-SP (2018–) e UNIMED (2021–). Instrutor: cursos
in company pela Integração Escola de Negócios (2008–). Disciplinas: Matemática e Administração
Financeira; Valuation; Contabilidades Geral, Gerencial, e de Custos; Controladoria Operacional e
Estratégica; Governança Corporativa, Macro e Microeconomia, Mercado de Capitais; Métodos Quantitativos;
Gestão de Riscos e Compliance, de Crédito e de Capital de Giro; Metodologia da Pesquisa
Científica e Orientação de Monografias.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL — Já atuou como: Diretor de faculdade, Coordenador de cursos MBAs e
especializações lato sensu. Assistente técnico em perícias, Palestrante e Comentarista Financeiro,
Conselheiro e Consultor empresarial.
Allison Lopes da Silva
Analista de Custos e Orçamentos – Caramuru Alimentos S/A
“Foi um ótimo treinamento, onde nos permite atualizar e ampliar nossos conhecimentos. É uma ferramente que norteia nossas ações dentro de uma organização.”
Vanilto Oliveira Costa
Coordenador Custos – Caramuru Alimentos S/A
“O treinamento foi de grande importância para conhecer as formas e ferramentas para uma implantação na organização.”