Curso:
Comunicação e Diálogo
Categoria:
Innovia Experience
Carga Horária:
08 horas
Modalidade:
Online
Investimento:
Consulte o valor
Número de Vagas:
Limitado.
As vagas serão preenchida de acordo com a ordem de recebimento das inscrições.
Incluso:
Material Didático e Certificado (entregue mediante 75% de participação).
Local de Realização:
Transmissão Ao Vivo
Próximas Turmas:
Início:
09/04/2025
Quarta-Feira
14:00 às 18:00
Término:
10/04/2025
Quinta-Feira
14:00 às 18:00
Início:
16/06/2025
Quarta-Feira
14:00 às 18:00
Término:
17/06/2025
Quinta-Feira
14:00 às 18:00
Perguntas Frequentes
Cancelamento do Curso
Pela INNOVIA, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago.
Pelo ALUNO antes do início do treinamento, será devolvido 80% do valor pago.
Após o início do treinamento, não haverá devolução do valor pago, seja qual for o motivo alegado.
Forma de Pagamento
Pessoa física: Cartão de Crédito (Visa, Diners e Master) em até 10 parcelas sem juros.
Empresa Privada: Boleto, Transferência Bancária e Cartão Corporativo.
Empresa Pública: Transferência Bancária ou Nota de Empenho.
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OBJETIVOS
O Curso de Comunicação e Diálogo tem como objetivo capacitar os profissionais na comunicação interpessoal para transmitir as mensagens de maneira clara, objetiva e interessante; Desenvolver a habilidade de dialogar e construir consenso entre pessoas com percepções distintas; Melhorar a comunicação no processo de alinhamento e execução de tarefas que exigem interação de vários gestores.
A comunicação clara e inspiradora é um elemento essencial do exercício da liderança. Um estudo realizado por uma consultoria de gestão apontou que mais de 70% dos problemas entre pessoas nas empresas provém da má comunicação. O ponto central da comunicação eficaz é se conscientizar de que a boa comunicação é aquela que é claramente entendida pelo receptor, não aquela é que magistralmente enviada pelo emissor.
PÚBLICO-ALVO
O Curso de Comunicação e Diálogo destina-se a gestores, analistas e outros profissionais que sentem a necessidade de melhorar a sua comunicação e o diálogo interpessoal com o resto da equipe para aumentar a sua eficácia como líder.
METODOLOGIA
● Laboratórios de Liderança: experimentos em que os participantes aplicam, exploram e recebem feedbacks dos pares sobre seu comportamento;
● Estudos de Casos e Role-play: análise de casos de comunicação para ampliar a visão sobre os conceitos e modelos;
● Problem-based Learning: levantamento e resolução de problemas reais dos participantes com a aplicação de ferramentas e guias;
● Apresentação com debate, vídeos, autodiagnósticos, entre outros.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 – Habilidades de Comunicação
● Entender os elementos da comunicação no trabalho e seus desafios;
● Diagnosticar os estilos de comunicadores e entender o seu estilo original;
● Analisar os tipos de comunicação e praticá-los em situações diversas;
● Aplicar diferentes métodos de comunicação organizacional;
● Desenvolver o seu arsenal de práticas da comunicação eficaz.
2 – Comunicação na Equipe
● Discutir o papel da comunicação na gestão de pessoas;
● Saber entender o desentendimento para esclarecer a mensagem;
● Personalizar a comunicação um-a-um com técnicas de empatia;
● Utilizar eficazmente a linguagem não-verbal em grupo;
● Construir uma linguagem visual que facilite a compreensão da equipe.
3 – O Poder das Conversas
● Avaliar os fatores que determinam quem é ouvido e porquê;
● Analisar diversos estilos de conversas e definir o seu estilo;
● Aplicar técnicas de conversas produtivas;
● Explorar a força do storytelling na liderança;
● Lidar com as emoções das conversas difíceis.
4 – A Arte do Diálogo
● Conhecer o método Socrático e o uso de perguntas abertas e fechadas;
● Construir um diálogo profundo em poucos minutos de interação;
● Estimular múltiplas perspectivas na abordagem de temas complexos;
● Aplicar as técnicas de indagação e argumentação;
● Praticar a escuta ativa em reuniões da equipe.
5 – Liderança como Diálogo
● Proximidade: entender o estado mental e emocional;
● Intimidade: como se dá o contato entre líder e liderado;
● Interatividade: como o líder usa canais de comunicação;
● Inclusão: como o líder desenvolve o conteúdo organizacional;
● Intencionalidade: como o líder difunde a estratégia.
Ricardo Barbosa
Instrutor
● Engenheiro de Produção pela UNIP;
● Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo – USP;
● Especialista em Project Management pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP;
● Certificado pelo PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional);
● Ex-Professor do Curso Preparatório para Certificação PMP no PMI- SP, Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo – USP, UNICAMP, Innovia e Stefanini Training;
● Ex-Conferencista em Gerenciamento de Projetos em Tecnologia da Informação pelo IBC Brasil;
● Ex-Conferencista do Workshop em Gestão de Projetos pelo IBAP 2000 em Salvador/BA;
● Ex-Professor do MBA em Gestão de Projetos Stefanini Training / ITA, FIPT/USP, Instituto Mauá;
● Idealizador e Ex-Coordenador do Curso de Capacitação em Gestão de Projetos pela UNICAMP;
● Idealizador e Ex-Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos pela UNIVAP, UNIVERSO, FACSÃOLUIS/MA e UNISAL;
● Ex-Professor do MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV;
● Ex-Professor do MBA em Gestão de Projetos pela FIA/USP;
● Ex-Professor do Curso de Especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral;
● Ex-Professor do Módulo de Gestão de Projetos pela Universidade São Francisco, Unibero, Senac, IMES e Metrocamp;
● Ex-Professor do módulo Organizações por Projetos do Curso de Gestão de Projetos em TI pela FASP;
● Ex-Instrutor dos cursos de Certificação em Gerenciamento de Projetos pela University of Richmond;
● Engenheiro e Gestor de Projetos em empresas de grande porte, tais como: Ernst & Young Consulting, Wurth do Brasil, Unibanco, DaimlerChrysler e Innovia.