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Inovação: o sangue vital do seu negócio

Se você está administrando ou gerenciando uma empresa e quer que ela exista por muito tempo, precisa gastar boa parte do seu tempo na inovação. Isso porque, em um mundo em rápida evolução, onde as pessoas esperam que as coisas fiquem cada vez melhores e mais baratas, a inovação é o seu caminho para ficar à frente da concorrência.

Aqui estão 7 maneiras de colocar um novo sangue vital em sua organização por meio da inovação.

Crie um clima inovador.

Goran Ekvall, da Universidade de Lund, na Suécia, definiu três condições necessárias para um clima de inovação. São eles: confiança, dinamismo e humor. Um dos estudos de caso de Ekvall foi um jornal sueco onde a equipe que trabalhava na seção feminina superou de forma consistente todas as outras equipes. O motivo? Simplesmente, esse grupo confiava uns nos outros, tinha um alto nível de energia e compartilhava um senso de humor comum.

Desenvolva a criatividade para lavar a louça.

De acordo com o Roffey Park Management Institute, a maioria dos lampejos de inspiração chega às pessoas quando estão fora do trabalho e não forçam seus cérebros conscientes a encontrar soluções para seus problemas. Para alguns, as ideias surgem enquanto corta a grama, leva o cachorro para passear, joga golfe ou espera em uma estação ferroviária. Já para Isaac Newton, foi uma maçã na cabeça enquanto estava sentado no jardim. Assim como para o Arquimedes, foi no banho. Para outros, é enquanto lava a louça; é por isso que Roffey Park chama esses flashes de insight: “criatividade para lavar”.

Faça novas conexões.

Fazer novas conexões entre os recursos existentes de seu produto ou serviço é uma forma popular de inovar. Akio Morita, presidente da Sony, disse que inventou o Walkman porque queria ouvir música enquanto caminhava entre as tacadas em seu campo de golfe. Sua equipe simplesmente juntou dois produtos aparentemente incompatíveis: um gravador e um rádio transistor.

Descubra o que as pessoas precisam.

A necessidade é um grande incentivo à inovação. Veja, por exemplo, papel para escrever. Os já chineses prontos feito papel com trapos por volta do ano 100 aC, mas como não havia necessidade, não deu em nada. Quando chegou à Europa na Idade Média, quando uma escrita era moda, ou suprimento de trapos e tecidos gastos logo se esgotou. Foi quando um naturalista francês descobriu que as vespas faziam seus ninhos mastigando madeira até formar um purê que secava em camadas finas. Em 100 anos, todo o papel foi feito com a ideia da polpa de madeira.

Teste, teste, teste.

O teste de produtos é uma maneira que a maioria dos inventores e associações usam para inovar. Pode não ser o caminho mais rápido para o sucesso, mas geralmente é o mais seguro. Jonas Salk, por exemplo, descobriu a vacina contra a poliomielite ao passar a maior parte do tempo testando e testando e descobrindo continuamente o que não funcionava. Thomas Edison, o inventor da lâmpada de filamento, registrou 1300 experimentos que foram um fracasso total. Mas ele foi capaz de continuar porque, como ele disse, ele conhecia 1.300 maneiras de não funcionar.

Adote e adapte.

Uma abordagem relativamente fácil para a inovação é observar como os outros lidam com os problemas e então adaptar suas soluções às suas. É conhecido como “adaptar e adotar”. Foi o que os relojoeiros Swatch fizeram quando perceberam que quanto mais seus relógios se tornavam, menos as pessoas precisavam substituí-los. Sua solução? Pegue emprestado uma ideia do mundo da moda e das coleções, transformando seus relógios em acessórios de moda desejáveis. Agora como pessoas compram relógios Swatch não apenas para saber como horas, mas porque é legal fazê-lo.

Aprenda lições da natureza.

Se você realmente quer ser criativo, não consegue vencer a natureza. O mundo da natureza nos dá um suprimento infinito de protótipos para usar em nosso próprio mundo. Veja o Velcro, por exemplo. O velcro foi patenteado por Georges de Mestral em 1950, depois que ele voltou de uma viagem de caça coberto de pequenas rebarbas que se grudaram em sua roupa por minúsculos ganchos sobrepostos. De Mestral percebeu rapidamente que esta era uma técnica ideal para prender materiais juntos. Uma maneira totalmente nova de fazer as coisas foi inventada de repente.

A história do mundo é a história da inovação. Thomas Kuhn chamou cada aceitação de uma nova inovação de uma “mudança de paradigma”. Pois, uma vez que uma nova inovação é aceita, o mundo mudou para sempre e nunca mais poderá voltar a ser como era.

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