Pesquisar
Close this search box.

Balanced Scorecard: como implantar o BSC em sua empresa

Foi-se o tempo em que as únicas medidas para viabilidade e o êxito de uma empresa eram os dados financeiros e contábeis do negócio. Nas últimas décadas, os empreendimentos têm se tornado cada vez mais complexos e conceitos que antes eram tidos como secundários, como objetivo da marca, processos internos ou inovação, são determinantes para qualquer negócio. Foi por isso que, em 1990, os americanos David Norton e Robert Kaplan, criaram o Balanced Scorecard (BSC), uma metodologia de avaliação do sucesso do negócio baseado em indicadores de desempenho. O método se mostrou tão eficiente que foi adotado por uma quantidade enorme de empresas: de acordo com a lista Fortune 1000, 50% dos empreendimentos de maior rentabilidade nos EUA se baseavam na metodologia.

Se interessou pela metodologia? Então, neste post, entenda como adotá-la em sua empresa. Confira!

Como funciona o Balanced Scorecard?

Kaplan e Norton tiveram uma ideia bastante simples: mais do que saber se a sua empresa é rentável é preciso descobrir o que impulsiona essa rentabilidade e quais as perspectivas de crescimento do negócio. Por isso, era preciso ir além da análise financeira: a dupla então propôs que toda gestão de uma empresa partisse de sua missão e estratégia para a definição de objetivos e ações práticas. Tudo isso dividido em quatro grandes perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem. Mas mais importante do que ter em mente esses quatro eixos, é necessário entender que eles devem ser analisados juntos e de maneira equilibrada.

Quais as vantagens do BSC?

Trata-se de uma ferramenta de gestão reconhecida pela sua capacidade de otimizar um negócio com foco na estratégia empresarial. Por isso, os objetivos traçados dentro da metodologia tendem a ter maior aderência a realidade da empresa por meio da análise e projeção de missões e objetivos factíveis. Além disso, a ferramenta estimula a integração entre diversas partes de um mesmo empreendimento. Assim, áreas como o Recursos Humanos ou Atendimento ajudam e são ajudados por setores, como o Financeiro ou Vendas. O segredo, portanto, é a integração balanceada entre as partes que compõe o todo do seu negócio.

Como implantar?

Como já falamos, o cerne do sucesso do BSC reside no fato dele integrar todas as áreas do negócio. Por conta disso, a implantação do Balanced Scorecard deve levar em consideração a necessidade de envolver toda a empresa, colaborador por colaborador. Para isso, existem alguns primeiros passos que devem ser seguidos para o êxito da mudança de perspectiva gerencial.

  • Crie um mapa estratégico: essa é a ferramenta primordial e é nela que devem constar as missões e objetivos da sua empresa, de cada setor e ainda apontar os pontos de interseção e colaboração entre diferentes áreas, considerando as perspectivas financeiras, de processos internos, de clientes e aprendizado.
  • Apresente a metodologia para a sua equipe: é uma forma de gestão que busca transformar toda a cultura de uma empresa. Isso é simplesmente impossível se os seus funcionários não estiverem totalmente cientes do que o método se trata ou não estiverem familiarizados com ele antes mesmo da sua implantação.
  • Crie medidores estratégicos: é uma ferramenta de gestão baseada em métricas de desempenho. Por isso é importante que sua empresa use indicadores que mostrem a evolução do programa e que possam ser avaliados de maneira periódica. Só assim sua empresa saberá se ela está na direção certa para atingir os seus objetivos e em qual velocidade.

O Balanced Scorecard é uma potente ferramenta de gestão que deve ser colocada em prática de acordo com a realidade da sua empresa. Mas lembre-se de que, como em todo processo de implantação de novas políticas e medidas, é vital envolver a sua equipe de forma efetiva e mensurar os resultados de maneira sistemática.

Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Você tem ainda alguma dúvida? Envie sua pergunta na nossa caixa de comentários!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Pinterest

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
plugins premium WordPress