Meu maior problema em me tornar autônomo era eu.Para SER um autônomo, tive de começar a pensar como um e me motivar para ser empreendedor.
Descobri-me voltando a essa mentalidade das nove às cinco. Se eu não estava realizando uma tarefa a cada hora, não devia estar realmente trabalhando. Às vezes, uma autônoma precisa tomar decisões sobre seu negócio. Ela está apenas pensando em uma solução para um problema.
Só precisa aquietar a mente para que novas ideias possam surgir. Só porque você não está martelando a máquina de escrever a cada minuto, não significa que não está trabalhando.
Para se tornar um empreendedor aprendi que não há problema em NÃO atender o telefone toda vez que ele toca. É para isso que serve o correio de voz, e ele se aplica ao e-mail. No meu trabalho das nove às cinco, eu deixava o programa de e-mail aberto o dia todo e respondia a cada um assim que chegava. Demorei um pouco para perceber que não há problema em checar o e-mail apenas várias vezes ao dia, em vez de ser constantemente interrompido.
Na verdade, é mais produtivo do que ter que interromper seu processo de pensamento sempre que “você tem correio”. Em meu outro trabalho, consegui deixar uma ligação passar para o correio de voz, mas demorei um pouco para conseguir desligar o e-mail também. Você terá dias em que sentirá que não realizou muito. Então, novamente, você terá dias em que sentirá que pode conquistar o mundo e ficará surpreso com o quanto já fez. Alguns dias você pode não concluir muitas tarefas, mas tomará uma decisão sobre um problema que precisava ser resolvido. Ou você terá aprendido uma lição valiosa sobre si mesmo.
Tive que aprender a parar de quebrar todas as minhas tarefas em dólares e centavos. Eu tendia a me preocupar com o quanto estava ou não ganhando todos os dias.
A verdade é que alguns dias você ganhará mais do que outros. Se eu gastasse meu dia em questões de marketing, mesmo sem ganhar nenhum dinheiro com isso naquele dia, eu me beneficiaria com isso em algum momento no futuro.
Em vez de me preocupar com os benefícios que tenho ou não, percebi que o benefício que tenho em meu negócio é que respondo apenas para mim. Tudo o que eu fizer me beneficiará mais cedo ou mais tarde. Em vez de minha renda depender do orçamento de outra pessoa, posso ir tão longe quanto sonhar.
E porque agora estou fazendo o que realmente amo e não o que outra pessoa me diz para fazer, estou muito mais feliz e contente.