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Planejamento estratégico para 2016: corra que ainda dá tempo!

2016 já está aí e você não elaborou o planejamento estratégico da sua empresa? Não é o ideal, mas você ainda está com tempo.

Neste artigo, vamos mostrar aos gestores “atrasados” como traçar um minucioso planejamento estratégico para que o seu negócio possa se preparar adequadamente para esse ano.

Pegue papel e caneta e não deixe passar nenhum dos tópicos a seguir. Vamos lá!

Analise os resultados

A primeira coisa a fazer é analisar os resultados do ano de 2015. Será muito mais fácil traçar as metas para esse ano sabendo o que funcionou e o que não deu certo no ano anterior. Por exemplo: quais metas referentes ao ano anterior foram alcançadas? Se foram atingidas, em quais setores? Tenha essas respostas em mãos quando for elaborar o planejamento estratégico de 2016.

O ideal é buscar novas soluções baseando-se nesses dados. Promova reuniões com os colaboradores para colher os motivos do bom ou mal rendimento e certifique-se de registrar os pontos mais importantes da conversa.

Defina metas razoáveis

Ano novo, novos desafios. Defina objetivos alcançáveis para a sua empresa neste ano. Aumentar o lucro, reduzir despesas, ampliar a produtividade, internacionalizar a marca, enfim, o que você quiser e estiver realmente ao alcance do seu empreendimento — isso é essencial.

Imagine que a sua empresa tornou-se líder em sua área de atuação na sua cidade. Agora, que tal buscar uma expansão para os municípios vizinhos ou até em todo o estado? Esse é um exemplo de objetivo geral, que para ser alcançado necessita da boa elaboração de objetivos menores, mais específicos.

Por exemplo: para expandir a sua marca é necessárioaumentar a produtividade, o seu número de seguidores no blog e nas redes sociais, potencializar o tráfego online e investir em novas técnicas de marketing digital.

Faça projeções de crescimento

Além das metas, é fundamental fazer ao menos uma previsão do quanto você espera que a sua empresa cresça ao final do ano. Lembre-se: assim como as metas, a projeção deve ter um embasamento estatístico. Observe os dados, veja o quanto seu empreendimento se desenvolveu no ano anterior e verifique as margens de crescimento para o seu negócio em 2016.

Para tanto, não basta considerar apenas o desempenho da sua empresa. Observe também o comportamento do mercado e dos seus consumidores. Crescer 5% em um ano de crise pode ser excelente dependendo do ramo do seu negócio.

Escolha os melhores investimentos

Mais uma grande vantagem do planejamento estratégico é que você consegue ter uma boa ideia do que precisará para colocar essas ideias em prática e alcançar as metas estabelecidas.

Saiba se você precisará buscar um parceiro comercial ou um grupo de investidores para ajudar o seu negócio a conseguir capital suficiente na execução dos planos traçados. Sem contar que com esse documento, você tem todas as informações necessárias para convencer eventuais investidores a apostarem na sua empresa.

Acompanhe e revise o planejamento estratégico durante o ano

O planejamento estratégico é um método que ajuda a sua empresa a se preparar adequadamente para o ano comercial em todos os setores possíveis.

No entanto, tendo um documento completo em mãos, fica muito mais fácil se adaptar e encontrar soluções para situações imprevisíveis ou emergenciais — às vezes uma estratégia não funciona como o planejado, faz parte. Você não é refém dela porque consta no planejamento. Faça alterações e ajustes necessários para que a sua empresa possa corrigir falhas que aparecerem eventualmente e continue a reescrever e readequar seus planos sempre que for necessário.

Conte com uma consultoria especializada

Uma consultoria especializada pode ser crucial para garantir o cumprimento e fazer um checklist de cada etapa do planejamento estratégico na sua empresa. A consultoria também pode ajudar tanto a você como seus colaboradores a desenvolverem novas soluções e ideias que catapultem o seu negócio para voos mais altos e resultados mais satisfatórios.

Profissionais preparados sabem os meandros para o sucesso e podem diminuir a margem deerro do plano de negócios.

Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.
Não perca mais tempo! Está em cima da hora, mas monte com calma o planejamento estratégico da sua empresa. O que você leva em consideração na hora de preparar o planejamento anual da sua empresa? Compartilhe sua experiência com a gente!

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