Um estudo publicado pela Harvard Business Review mostrou que as 10 maiores empresas que possuía um alto índice de empatia, aumentou o seu valor duas vezes mais do que aquelas que apresentavam menores índices, e elas geraram 50 por cento mais ganhos definidos pelo mercado capitalização, de um ano para o outro.
O que é empatia?
Empatia é a capacidade de sentir as emoções de outras pessoas, juntamente com a capacidade de imaginar o que outra pessoa pode estar pensando ou sentindo.
Normalmente diferenciada em dois tipos:
- “Empatia afetiva” refere-se às sensações e sentimentos que obtemos em resposta às emoções dos outros; isso pode incluir espelhar o que a pessoa está sentindo ou apenas estressar quando detectamos o medo ou a ansiedade de outra pessoa.
- “Empatia cognitiva”, às vezes chamada de “tomada de perspectiva”, refere-se à nossa capacidade de identificar e compreender as emoções de outras pessoas.
Todos nós conhecemos algumas pessoas que são naturalmente e consistentemente empáticas – essas são as pessoas que podem facilmente estabelecer conexões positivas com outras.
São pessoas que usam a empatia para gerar confiança e construir laços; são catalisadores capazes de criar comunidades positivas para um bem maior. Mas mesmo que a empatia não seja natural para alguns de nós, acredito firmemente que podemos desenvolver essa capacidade.
Dicas para ser mais empático
Aqui estão algumas dicas práticas segundo Bruna Martinuzzi que você pode considerar para ajudá-lo a fazer isso:
- Ouça – realmente ouça as pessoas. Ouça com seus ouvidos, olhos e coração. Preste atenção à linguagem corporal dos outros, ao tom de voz, às emoções ocultas por trás do que eles estão dizendo a você e ao contexto.
- Nunca interrompa as pessoas. Não descarte suas preocupações imediatamente. Não se apresse em dar conselhos. Nunca mude de assunto. Permita às pessoas seu momento.
- Sintonize a comunicação não verbal. É assim que as pessoas frequentemente comunicam o que pensam ou sentem, mesmo quando sua comunicação verbal diz algo completamente diferente.
- Pratique a “regra dos 93 por cento”. Sabemos de um famoso estudo do Professor Emérito, Albert Mehrabian da UCLA, ao comunicar sobre sentimentos e atitudes, as palavras – as coisas que dizemos – respondem por apenas 7 por cento da mensagem total que as pessoas recebem. Os outros 93% da mensagem que comunicamos quando falamos estão contidos em nosso tom de voz e linguagem corporal. É importante, então, gastar algum tempo para entender como nos comunicamos quando nos comunicamos com outras pessoas sobre nossos sentimentos e atitudes.
- Use o nome das pessoas. Além disso, lembre-se dos nomes dos cônjuges e filhos das pessoas para que possa se referir a eles pelo nome.
- Esteja totalmente presente quando estiver com as pessoas. Não verifique seu e-mail, olhe para o relógio ou receba ligações quando um subordinado direto aparecer em seu escritório para falar com você. Coloque-se no lugar deles. Como você se sentiria se seu chefe fizesse isso com você?
- Sorria para as pessoas.
- Incentive as pessoas, principalmente as mais caladas, quando falam nas reuniões. Uma coisa simples como um aceno atento pode aumentar a confiança das pessoas.
- Dê reconhecimento e elogios genuínos. Preste atenção ao que as pessoas estão fazendo e veja-as fazendo as coisas certas. Ao elogiar, faça um pouco de esforço para tornar memoráveis as suas palavras genuínas: “Você é um trunfo para esta equipe porque …”; “Isso foi puro gênio”; “Eu teria perdido isso se você não tivesse pegado.”
- Tenha um interesse pessoal nas pessoas. Mostre às pessoas que você se preocupa e tem uma curiosidade genuína sobre suas vidas. Faça perguntas sobre seus hobbies, desafios, famílias e aspirações.
A empatia é um músculo emocional e pensante que se torna mais forte quanto mais a usamos. Experimente algumas dessas sugestões e observe as reações das pessoas com quem você trabalha. Acredito que você notará alguns resultados positivos.
Empatia não é apenas uma ideia suave e agradável; ganha vida em ações específicas que podemos implementar em nossos locais de trabalho.