Cada vez mais as empresas buscam colaboradores com características de liderança, mas qual a real importância de líderes para empresas? O líder é quem cria o ambiente de motivação e influencia os membros da equipe e os stakeholders (pessoas que são impactadas dentro ou fora de uma organização) a agirem numa determinada direção para alcançar os objetivos estabelecidos.
Em resumo, se uma empresa tem objetivos e os quer atingir este deve estar em concordância com o que pensam os seus líderes, fazendo com que sua influência seja sempre positiva. Assim, as principais características de um líder são: ser honesto, carismático, bom ouvinte, determinado, preparado para assumir riscos, preparado para trabalhar sobre pressão, saber delegar atividades, corajoso, positivo, percebe oportunidades e estrategista. Porém, não é só isso, a liderança dentro de uma organização ele deve ser sempre compartilhada, entre colaboradores e gestores. As características que tem que potencializar é:
- Paixão pelo que se faz para que haja inspiração e entusiasmo;
- Integridade para haver confiança e engajamento, sinceridade, maturidade com base em experiências passadas e busca pela melhoria contínua;
- Curiosidade de sempre estar buscando novas informações e alternativas;
- Audácia de saber se arriscar quando necessário e posicionar sua opinião;
- Autoconhecimento, pois só olhando para dentro que o líder saberá como agir com os parceiros e os seus limites.
Para os casos de a liderança ter reflexo negativo para empresa uma saída é apontar que tem esta característica e trabalhar como pontos de melhorias, mas nunca julgar. O segredo é focar e trabalhar nos positivos. Se você esta pensando que não as pessoas com que trabalha não se enquadram nestas características de liderança, não precisa ficar preocupado, pois a liderança pode ser desenvolvida com base nas experiências passadas e através de ações de capacitação. Existem cursos que são focados em atividades práticas e vivenciais que ajudaram nesta habilidade interpessoal.
Por fim, o mais complicado, como reter estes profissionais? Com certeza terá que ser traçada uma estratégia e saiba, o líder não é só movido a salários como muitas organizações acreditam, eles são movidos a desafios. Eles são pessoas que buscam o crescimento e reconhecimento profissional, pois se atingirem estes objetivos dinheiro será apenas uma consequência.
Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.
Gostou do texto? Deixe um comentário neste post e compartilhe seus conhecimentos.