No mercado de hoje, manter uma carreira duradoura tem sido um desafio. De fato, as mudanças e os percalços encontrados no caminho fazem parte do processo. Mas, o que podemos fazer para tornar esse percurso mais estável? É aí que entram as estratégias de gerenciamento de carreira. Uma carreira não se consolida apenas com o passar do tempo, por conta própria. Ela requer de nós, profissionais, tomadas de decisões de grande importância.
Para tanto, é preciso estabelecer uma meta e um plano para realizá-la. O gerenciamento de carreira é exatamente esse processo de planejar, executar e acompanhar as ações que nos levarão ao nosso objetivo profissional. Neste post, vamos dar algumas dicas de como realizar essas etapas de forma clara e objetiva, de modo a ajudá-los a ter um maior controle sobre sua carreira, lidando melhor com as eventualidades do trajeto estabelecido e conquistando seu objetivo profissional.
O gerenciamento de carreira é saber fazer as escolhas certas
O ponto de partida para uma boa gestão de carreira é estabelecer um objetivo principal. Onde você quer chegar na sua vida profissional? Como você se imagina daqui a 1 ano, 2 anos ou 5 anos? Essa é uma etapa importante que irá guiá-lo na hora de propor os métodos necessários para atingir sua meta. Tendo estabelecido o objetivo, busque identificar quais seriam os melhores processos a serem executados para chegar no ponto desejado na sua profissão. A gestão de carreira profissional é, portanto, saber fazer essas escolhas e realizar as ações necessárias para sua realização.
O melhor método para atingir suas metas é conhecendo o seu mercado
Como então saber quais métodos utilizar para atingir os objetivos traçados? A melhor forma de saber isto é informando-se e atualizando-se sobre o seu próprio meio de atuação. Quais ações tomar em seguida? Devo fazer um curso profissionalizante? Devo expandir meu negócio? A resposta para estas questões podem ser encontradas ao buscar compreender o seu atual mercado, identificando suas características sócias e econômicas, estudando os casos e os exemplos de sucesso ou atualizando-se sobre as novidades de gestão ou sobre as inovações tecnológicas, por exemplo. Busque manter-se informado através de notícias em jornais e blogs do cenário em questão, através de cursos de capacitação e através do seu networking, isto é, por meio das relações estabelecidas com outras pessoas da área.
Gerenciar não é somente planejar e executar, mas também acompanhar cada etapa do processo
Uma vez que você tenha estabelecido os seus objetivos, identificado seu método para atingi-los e colocado em ação todo o processo, chega a hora de saber monitorar e analisar cada uma das etapas propostas. Com um bom acompanhamento da gestão profissional, você poderá identificar com rapidez problemas que possam atrasar ou mudar os rumos de seu percurso, e propor no tempo certo as soluções necessárias. Esse é um processo que requer muita atenção e sensibilidade para identificar, no andar da carruagem, os desafios do caminho escolhido. Para tanto, busque documentar cada uma das etapas, de modo a poder analisá-las com calma e identificar saídas possíveis, quando necessárias. A documentação servem também para que você possa relembrar os passos que deram mais certo que outros, e assim evitar repetir os mesmo erros.
Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.