8 principais características que um bom empreendedor precisa ter e desenvolver

Saiba ser Empreendedor

O que é ser Empreendedor?

Ser dono do próprio negócio é o sonho de milhares de brasileiros. Tal afirmação é confirmada por pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), que afirma que o país possui cerca de 27 milhões de pessoas envolvidas ou no processo de criação de abertura da própria empresa. Porém, nem tudo são flores nesse universo.

Abrir uma empresa requer preparo, planejamento, cuidados específicos e principalmente, um empreendedor focado e com características para o negócio. É o que diz Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia, Training & Consulting. “Se por um lado o empreendedorismo está em alta, também há o problema do fechamento rápido das empresas já que as pessoas não possuem todas as características empreendedoras, apenas conhecendo o produto ou serviço que querem ofertar, porém, mesmo nestes casos, é possível se aperfeiçoar e ter uma empresa de sucesso”, conta Barbosa.

Para ajudar os empreendedores a encontrarem essas características, o profissional lista itens essenciais para alcançar o sucesso:

Iniciativa e pró-atividade

Em qualquer empresa, ter iniciativa e pró-atividade destacará você dos demais funcionários, mostra que é engajado e quer crescer. O empreendedor, por sua vez, não se preocupará apenas com os demais funcionários, mas com todos os concorrentes que existem no setor de atuação, portanto, agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem;

Autoconfiança

O profissional que quer ter seu empreendimento precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.

Análise e Planejamento

É importante analisar os concorrentes, a economia, os setores externos que há ligação com a sua empresa, para saber os riscos e as estratégias mais eficazes. Dessa forma é possível antecipar ações e não apenas apagar incêndios.

Conexões e Criatividade

O empreendedor deve estar atento às inovações e mudanças do mundo, e saber aplicar essas inovações ao cotidiano da empresa e ao seu campo de atuação, podem levar a um retorno imediato.

Controle

O empreendedor não pode esquecer que ele está no comando, e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto esteja à frente, crie métodos que possibilite a visibilidade de todos os projetos em andamento. Alinhe a produção e processos com a estratégia global da empresa e verifique todas as possibilidades. Só o líder pode fazer isso, mas é preciso o auxílio de uma equipe bem preparada e focada.

Liderança

Ser líder não é a tarefa mais fácil de todas, porém é importantíssimo que o empreendedor saiba liderar com eficácia, planejar, dividir as funções, reunir e organizar as ações, entre outras atividades que o líder precisa ter para que a equipe esteja, sobretudo, motivada e segura para trabalhar com você.

Persistência e Otimismo

Em várias fases a empresa poderá passar por dificuldades, falta de clientes, crise externa e interna, mas o que fará com que o barco não afunde é o otimismo e a persistência atrelada com o jogo de cintura para driblar os problemas. Nesta hora é preciso ter em mente o seu potencial e suas habilidades, e a partir daí iniciar o plano de ação e conquistar seus objetivos.

Aprendizagem Contínua

O bom profissional, sendo ele empreendedor ou não, deve buscar se capacitar sempre, portanto se não possuir algumas das características citadas, aprenda e se especialize para então desenvolvê-las e aprimorá-las com o conhecimento adquirido.

Empreendedor, qual dessas características você possui e qual delas você deve aprimorar? Que tal unir esses predicados para caminhar rumo ao sucesso?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Pinterest

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias