Relacionamentos eficazes e eficientes de todos os tipos são freqüentemente vistos como coisas muito delicadas, que exigem esforço extra para serem mantidos. No entanto, um relacionamento também pode ser algo que pode fornecer segurança e também pode ser duradouro, apesar das muitas provações.
Construir relacionamentos eficazes e duradouros é uma necessidade por vários motivos. Por exemplo, em um grupo ou organização, o bem-estar das pessoas depende de quão eficiente e eficaz esse grupo ou organização funciona.
O grupo ou organização também depende de como os membros trabalham bem com a gestão.
Um grupo ou organização ineficaz pode ser muito frustrante. Um grupo ou organização eficaz também pode exigir tanto de seus membros que, às vezes, eles não teriam vida fora da área onde trabalham ou sacrificariam outros aspectos de suas vidas apenas para cumprir prazos. Para uma organização ou grupo com este tipo de cenário, os relacionamentos podem ser estressados ou sofrer colapso.
Pessoas ou outras entidades que dependem desses grupos ou organizações também sofrem.
A sociedade é definida como uma teia de relações, que exige que todas as partes trabalhem e contribuam com sua parte para atingir um objetivo comum. Ter um relacionamento bom, onde a cooperação e o respeito se manifestam, pode fazer a sociedade funcionar melhor. Desta forma, cada membro trabalha para o bem de todos e para alcançar um objetivo comum. Isso só pode ser alcançado com relacionamentos eficazes e eficientes.
Compreender o sentimento e a posição das outras partes cria um relacionamento eficaz e eficiente. O método mais fácil de entender o que é importante para outra parte é perguntar o que ela quer e ouvir o que ela tem a dizer. Quando a outra parte perceber isso, eles sentirão a importância que lhes é dada
Relacionamentos eficazes e eficientes exigem que as partes expressem abertamente seus sentimentos e posições sobre todos os assuntos pertinentes ao relacionamento. Presumir que a outra parte entende nossas necessidades e nos dá quando precisamos sem pedir não é uma boa prática.
Respeito é a chave do relacionamento. Para criar um relacionamento mais eficaz, as partes devem se tratar com respeito. Podemos mostrar respeito apenas ouvindo a outra parte e tentando sinceramente entender como eles funcionam. Você também pode mostrar respeito às outras partes, confirmando que estão fazendo tudo o que podem.
O oposto de respeito é a formação rápida de julgamentos com base em fatos infundados e preconceitos.
O respeito é a base de um ótimo relacionamento. Isso também significa respeitar a si mesmo e respeitar os outros.
Outra área importante na formação de um relacionamento eficaz é lidar diretamente com as diferenças da outra parte. As diferenças entre as partes ou pessoas são bastante interessantes. Por exemplo, em uma conversa em que cada parte escuta a outra parte, você pode observar que cada uma tem duas perspectivas diferentes.
Trabalhe para uma solução ganha-ganha para ambas as partes.
Isso pode ser feito quando pelo menos uma das partes reconhece que o relacionamento é importante. Essa parte então aplicaria mais tempo, esforço e energia para entender as necessidades da outra parte e lidar com isso para tirá-la do caminho. Se eles falharem, é reconfortante para a parte saber que eles tentaram.
Ouvir com eficácia e sem pré-julgamento. Isso é importante para que as partes se entendam.
Discussões informais são propícias para as partes. Eles trazem problemas e preocupações confortavelmente. Eles também se sentem mais relaxados, fazendo-os pensar com mais clareza.
Desenvolver uma atmosfera onde a outra parte possa expressar seus sentimentos quando necessário.
Quando as partes deixam de expressar o que quer que esteja em suas mentes ou sentimentos, isso pode atrapalhar a construção de um relacionamento eficaz.
As partes devem estar cientes de que certas coisas existem naturalmente, mas devem ser controladas em quaisquer negociações em qualquer relacionamento. A natureza humana é uma. Algumas dessas coisas encontradas em um relacionamento também incluem uma história de estereótipos ou desconfiança, culpando a outra pessoa ou parte por um relacionamento tenso, excluindo os sentimentos da outra parte ao focar em uma tarefa, sem objetivos claros e definidos, papéis e expectativas de cada um parte em um relacionamento também não está claro.
Relacionamentos são importantes para qualquer pessoa, abordar questões e problemas imediatamente é uma obrigação para melhorar ainda mais o relacionamento.
Como se costuma dizer ‘Nenhum homem é uma ilha’.