Uma das maiores emoções nos negócios é conquistar um novo cliente.
Muitas empresas estão tão empolgadas com a conquista de novos clientes que não gastam tempo ou dinheiro suficiente para desvendar o valor de seus clientes existente. Surpreende-me com que frequência as empresas deixam de considerar seus clientes existentes como um de seus ativos mais valiosos.
Pode não haver o mesmo entusiasmo em receber pedidos de clientes existentes, MAS é aqui que os lucros reais são obtidos. É geralmente aceito entre a maioria dos especialistas em marketing que custa pelo menos cinco vezes mais para adquirir um novo cliente do que receber um pedido de um cliente existente. Há muitas maneiras de desvendar o valor de sua base de clientes existente e, neste artigo, explorarei algumas dessas maneiras com você.
A primeira coisa que uma empresa precisa fazer é desenvolver a mentalidade de que sua base de clientes é seu ativo mais valioso.
Os clientes precisam ser tratados como ouro porque isso é o que eles são para o seu negócio. Responder às necessidades de seus clientes existentes deve ter prioridade sobre a prospecção de novos clientes.
Desbloquear o valor de seus clientes exige que você tenha uma gama de produtos que satisfaça suas necessidades. Os produtos devem ser cuidadosamente escolhidos para garantir que tenham a qualidade certa e atendam às necessidades do cliente. Seus clientes geralmente dirão o que precisam se você os ouvir com atenção e respeito. Isso pode economizar muito tempo e custo em testes de mercado de novos produtos.
Fique em contato com seus clientes. Existem várias maneiras de fazer isso e a Internet oferece um meio de baixo custo para fazer isso. Um boletim informativo regular para clientes, fornecendo-lhes informações úteis, é a forma mais comum. No entanto, você precisa saber o que seus clientes desejam para tornar isso realmente eficaz.
Reúna as preferências de seus clientes e monitore seus hábitos de compra.
Isso pode fornecer informações muito valiosas. Para obter ideias valiosas, veja algumas das coisas que a Amazon faz. Por exemplo, a Amazon permite que as pessoas assinem atualizações sobre vários tipos diferentes de livros e produtos. Dessa forma, eles podem fornecer regularmente informações de interesse do cliente.
A Amazon também tinha um serviço de atualização do autor. Você diz a eles quem são seus autores favoritos e, sempre que houver alguma novidade desse autor, você receberá uma notificação por e-mail. Eles também têm um recurso que sugere outros títulos ou produtos nos quais você possa estar interessado. Isso se baseia no que você está pensando em comprar e no que outras pessoas que compraram o mesmo item também compraram.
Esses recursos geram mais vendas de seus clientes existentes? Pode apostar que sim! Como você pode usar esses conceitos para revelar o valor de seus clientes?
Considere maneiras de tornar mais fácil para seus clientes fazerem novos pedidos. Coisas simples, como não ter que preencher todos os seus dados novamente na ajuda do formulário de pedido. Dessa forma, os clientes só precisam avisá-lo sobre alterações em seus dados e o processo de pedido é muito mais rápido.
Reveja regularmente os hábitos de compra de seus clientes.
Isso pode revelar informações sobre ofertas que você pode fazer que atendam às necessidades deles. Fornecer a eles uma solução para seu problema levará não apenas a mais vendas, mas também a uma forte boa vontade.
O atendimento ao cliente pode ser uma de suas armas mais fortes na batalha para reter seus clientes. Faça todos os esforços para personalizar as respostas às perguntas dos clientes. Não envie e-mails de formulário padrão se puder evitá-lo. Embora isso leve mais tempo, as recompensas serão muito maiores.
Seja rápido para honrar as garantias.
Isso mostrará que você está falando sério e construirá uma forte credibilidade. Muitas vezes, atrasos e respostas lentas levam à perda de credibilidade e ao valor futuro do cliente. Quando você trata seus clientes como as pessoas mais importantes para sua empresa, eles acharão a experiência gratificante e retornarão com frequência.
Cada negócio é diferente e tem suas próprias formas específicas que podem gerar maior valor a partir de sua base de clientes existente. Por meio deste artigo, espero ter ajudado você a começar a pensar mais sobre como você pode desvendar o valor de seus clientes.
Lembre-se de que quanto mais você dedica ao cuidado do principal ativo de seu negócio, mais lucro você obtém. Um benefício colateral é que seus clientes podem até indicar seus amigos e associados para sua empresa, resultando em um fluxo constante de novos clientes com um custo de aquisição de clientes muito pequeno.