Pesquisar
Close this search box.

Explorando a atenção plena e a meditação

Em nossas vidas diárias, todos somos culpados de negligenciar nossas mentes, permitindo que nossos cérebros sejam embalados em um estado preguiçoso, negligenciado e inconsciente. É como se estivéssemos nos deixando esculpir por um consumismo brando e repetitivo, nossa individualidade sendo esculpida por um tédio que não podemos nem nos dar ao trabalho de desafiar com vontade.

A vida não precisa ser assim. Cada um de nós é abençoado com uma mente poderosa; mas normalmente as pessoas esqueceram ou, muito provavelmente, nunca souberam como usá-lo. É um desperdício do nosso maior recurso.

Uma maneira de começar a nos livrar da areia movediça sem mente é exercitar suavemente nossas mentes, usando a atenção plena e a meditação como uma forma de nos trazer mais enfaticamente para o mundo real e iniciar o processo de exercer controle sobre nossas mentes e nossas vidas.

Criar uma meditação de atenção plena é um exercício suave, mas poderoso. Mas como você faz isso?

Um simples exercício de meditação (atenção plena)

Como em qualquer sessão de meditação, você precisa ficar em uma posição relaxada e confortável, com os olhos fechados, e então começar com uma respiração nasal profunda, concentrando seus pensamentos na respiração para entrar em um estado meditativo.

Uma vez que você sinta que está acalmado pela respiração e que sua respiração está sob seu controle rítmico, então você pode se concentrar em seu próprio corpo, uma parte de cada vez. Foi-me ensinado isso pela primeira vez na aula de ioga, onde fomos ensinados a nos concentrar primeiro no pé esquerdo, focando-o de uma posição acima de nós mesmos. Em seguida, suba o corpo lentamente, tornozelo esquerdo, joelho, coxa e assim por diante. Ao alcançar a cabeça, faça o mesmo ao contrário do outro lado do corpo: ombro direito, cotovelo direito, mão direita e assim por diante.

Uma vez que você tenha completado seu passeio pelo seu próprio corpo, como se você fosse outra pessoa examinando-o, então é hora de abrir os olhos e aumentar a atenção ao seu redor.

Para fazer isso, concentre-se em qualquer objeto da sala; não precisa ser nada de especial: uma xícara na mesa de centro, um vaso, uma flor de plástico, qualquer coisa. Tente manter esse foco por meio minuto e depois passe para qualquer outro objeto. Você pode repetir isso várias vezes, sempre mantendo o foco no seu próprio corpo e na sua própria respiração, criando uma tripla harmonia com cada objeto em que você foca.

Ao usar esta simples meditação de atenção plena, você está aumentando a consciência de si mesmo e do seu entorno, de uma maneira muito suave e fácil. Pode servir como um prelúdio para alguma tarefa mental, além de fazer parte de uma campanha contínua de atenção plena para fortalecer e expandir o uso de sua própria mente.

Por exemplo, na maioria dos dias eu escrevo, mas às vezes eu simplesmente não consigo me concentrar no que eu deveria estar escrevendo. Acho que esse tipo de exercício, mesmo que apenas por 10 minutos, vai me tirar desse mal-estar inexplicável, e eu posso começar a escrever o que deveria ter escrito antes.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Pinterest

Artigos Relacionados

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
plugins premium WordPress