Todo bom produto precisa de boa comunicação para ser notado. Alguns dos lançamentos organizados por Steve Jobs na Apple tornaram-se lendários, justamente por que foram eficazes em apresentar e vender uma ideia (marketing pessoal). A aceitação do produto vinha como consequência natural, pois havia qualidade naquilo que Jobs e sua equipe propunham. Nem é preciso lembrar que o gênio responsável por moldar boa parte do nosso modo de enxergar a tecnologia foi, também, um exímio estrategista de marketing pessoal.
Não tem a ver com ego ou exibicionismo. A questão é que não é possível valorizar o que não se vê. Quantos profissionais competentes você conheceu e que nunca se destacaram? O desempenho era impecável, mas eles próprios eram “invisíveis”.
Ao mesmo tempo, vez ou outra, encontramos pessoas com talento mediano e que conseguem promoções quase inexplicáveis; nessas horas é preciso admitir: quem se “vende” bem tem mais chances de chegar lá. Aqui vão 10 dicas de como investir nessa área e proporcionar o impulso que falta à sua carreira:
1 – Saiba para quem você quer aparecer
Quais são seus objetivos? Aonde você planeja chegar? Que cargo você busca? Sem essas decisões o profissional corre o risco de atirar para todos os lados e não acertar nada.
2 – Crie e fortaleça sua própria marca
Invista nas qualidades que o tornam único. Seja reconhecido como um ótimo vendedor, um excelente planejador ou um especialista em atendimento ao cliente. O importante é que as pessoas olhem pra você e saibam imediatamente: essa pessoa é a indicada para esta tarefa.
3 – Trabalhe em projetos paralelos, sem necessariamente pensar em dinheiro
Não seja um mercador o tempo todo. Nem tudo precisa envolver comissões, cachês ou salário. Quem sabe não é hora de desenvolver aquela ideia de um podcast sobre o que você sabe fazer melhor? Compartilhe seu conhecimento, e as pessoas verão em você um realizador, não apenas um operário.
4 – Cuide de sua imagem nas redes sociais
Do ponto de vista profissional, nada pior que um perfil repleto de vídeos de mau gosto, comentários machistas ou sexistas, visões políticas radicais e fotografias comprometedoras.
5 – Mantenha sua rede de contatos em dia
Networking não é tudo, mas é imprescindível. Alimente sua rede de conexões, conheça pessoas, troque ideias com diferentes profissionais sobre interesses comuns. Seu mundo pode ser estreito, ou pode estar em constante expansão, trazendo novas oportunidades a cada dia. Depende de você.
6 – Solucione problemas, mesmo que não sejam os seus
Não seja invasivo, mas nada impede que você venha a sugerir alternativas e, quem sabe, encontrar saídas criativas para crises que (teoricamente) não pertencem à sua área.
7 – Entregue mais que o óbvio
Fez o que te pediram? Ótimo, bem-vindo à massa de pessoas comuns. Foi além e sugeriu mudanças, caprichou no relatório, corrigiu falhas de outros setores e pensou nos próximos passos? Parabéns, você está vários passos adiante.
8 – Não negocie sua integridade
Aqui, não há meio termo. Ou você se torna conhecido por sua postura ética, ou o contrário. Divulgar seus talentos e trabalhar sua imagem não implica em abdicar dos seus princípios.
9 – Tenha um currículo decente
Erros nesse departamento são imperdoáveis. Há uma série de sites e aplicativos que ensinam como construir um currículo adequado, a partir do seu perfil profissional e interesses na carreira.
10 – Cuide do corpo e da mente
Quando foi a última vez que você praticou uma atividade ao ar livre? E o que você está aprendendoatualmente? Mantenha o corpo ativo e a mente afiada, ou você poderá ficar para trás, sem poder fazer frente ao ritmo de outras pessoas.
Adotar técnicas de marketing pessoal é fazer-se devidamente notado, nada mais. É chamar a atenção do jeito certo, transmitindo aos outros a ideia de alguém com a autoestima em dia, seguro e consciente de sua importância para a organização.
Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.
E então, como anda o investimento em sua imagem? Deixe um comentário neste post e compartilhe seu conhecimento sobre como exercer o marketing pessoal!