Não importa como se olhe para isso, o sucesso e o respeito vêm na forma de outras pessoas, talvez até de completos estranhos. Raro é no mundo de hoje que o sucesso aconteça em total isolamento. Não é surpresa que alguns dos indivíduos mais bem-sucedidos e respeitados saibam uma ou duas coisas sobre como lidar com os outros. A capacidade de comunicar e influenciar pessoas em sua maneira de pensar, e de realmente transformar suas opiniões, é uma habilidade de vida inestimável.
O obstáculo para atingir essa habilidade de vida é aquele que todos enfrentam. Raiva, egoísmo e orgulho trabalham contra nosso melhor julgamento. A ideia é tornar-se proativo, trabalhar em prol de uma resolução em vez de atingir seus próprios desejos básicos; que ficará sob fogo quanto mais conflitar com outros desejos; e assim por diante, até o círculo completo. Desentendimentos adicionam mais lenha ao fogo, até que nenhuma das partes seja capaz de influenciar a outra. Ser proativo significa afastar-se da situação e examiná-la de um ângulo diferente. Provavelmente, você quer do seu jeito simplesmente porque, bem, é o seu jeito. Considere o fato de que a outra pessoa pensa o mesmo.
Portanto, seja proativo e negocie sair de uma rua de mão única que levará a zero resoluções; porque embora você possa fazer a outra pessoa concordar, você realmente influenciou a opinião dela?
Veja desta forma: “certo” é “errado”.
Como pode ser? O caminho para o coração das pessoas, a forma de influenciar suas opiniões, não é impor sua vontade sobre a deles. Eles primeiro precisam ver a luz antes de alterar seu modo de pensamento para atingir o sucesso. Aborde a sua opinião como se fosse um método científico, sem o orgulho de estar certo. É essa natureza muito possessiva que cria desaprovação nas pessoas. E, a menos que você esteja em um ambiente científico ou altamente técnico, aborde a discussão como se ela tivesse várias resoluções. Saia de si mesmo e junte-se à equipe.
A ideia é influenciar os outros, ao invés de simplesmente impor sua vontade. Torne-se impessoal se for preciso; Melhor ainda para nadar num mar de ideias e opiniões, sem correr o risco de se ofender. Avalie o problema e não quem o disse. Uma pessoa proativa está mais preocupada com uma resolução do que com a retribuição. Resta dizer que outras variáveis estão em jogo e que “seu” ponto de vista não é o único caminho. Isso não significa que você não possa discordar. Desentendimentos são inevitáveis; mas há um forte contraste entre uma discordância pessoal e uma discordância holística. Provavelmente, uma discordância holística é muito mais convincente e mais respeitável do que uma discordância pessoal. Porque quando as questões holísticas se tornam muito pessoais, elas se separam de uma resolução holística.
A capacidade de se comunicar com outras pessoas não é tão vaga quanto parece. As habilidades de influenciar e discordar são os dois componentes principais de um líder nato. Porque estar “certo” é tão bom quanto fazer a pessoa concordar.