Muitas pessoas têm problemas de comunicação e, neste artigo, vou descrever maneiras de superar essas dificuldades de fala.
Meu nome é Stephen Hill e sou de Birmingham, na Inglaterra. Desde os quatro anos de idade, tive um problema de fala conhecido como gagueira. Participei de muitos tipos diferentes de terapia da fala, alguns em grupos, alguns individualmente.
O tipo de conselho que recebi para controlar a gagueira na comunicação e superá-la foi variado.
Estes são alguns:
- Desacelerando minha respiração
- Respiração costal
- Discurso prolongado
- Respirando fundo antes de falar
Gagueira pré-escolar
Eu tinha começado na aula chamada, gaguejando na pré-escola. Nessa idade, meus pais foram avisados de que provavelmente era apenas uma fase e que provavelmente eu iria superá-la (a gagueira). Eles ficaram aliviados com isso, mas por alguma razão isso não foi embora e arruinaria minha vida pelos próximos dezoito anos.
Gagueira infantil
Em seguida, entrei para a classe chamada, gaguejando na infância. Continuei a frequentar a terapia da fala e estava tentando entender o que eles estavam me contando. Na realidade, eu não queria estar lá e por algum motivo me sentia envergonhado e muitas vezes me perguntava por que tinha gagueira quando ninguém mais parecia ter.
Gagueira adulta
Eu então progredi para a aula chamada, gaguejando em adultos. Eu agora decidi que a terapia da fala não estava realmente funcionando para mim. Possivelmente, sempre tive a atitude errada em relação à terapia da fala. Foi difícil me convencer de que essas pessoas poderiam ajudar, pois eu sabia que nunca haviam tido gagueira, por isso achei que era impossível para elas entenderem totalmente o que eu estava passando.
Decidi então tentar minha própria forma de autoajuda para a gagueira. Mesmo tendo gagueira, às vezes conseguia falar muito bem. Por exemplo, quando estava bêbado, falei quase perfeitamente fluente. Minha confiança total aumentaria e de repente eu não me importava ou me preocupava tanto com minha fala ou qualquer coisa na verdade.
Depois de quase um ano, consegui parar de gaguejar de uma vez por todas. Agora, como carreira, ajudo outras pessoas a obter fluência.