7 Blocos para o pensamento sobre criatividade e como resolvê-los

Cada um de nós tem o poder de ter criatividade. Faz parte da nossa constituição natural como seres humanos. O problema é que, com muita frequência, bloqueamos nossa criatividade natural e, portanto, cometemos erros de pensamento e nos causamos mais problemas do que deveríamos.

Aqui estão 7 maneiras de abrir sua criatividade natural e manter os canais desbloqueados.

1. Não faça suposições.

Quando assumimos, frequentemente transformamos “u” e “eu” em um “burro”. As suposições são exemplos de pensamento preguiçoso. Simplesmente não esperamos para obter todas as informações de que precisamos para chegar às conclusões certas. Tem a história do cliente do banco que depois de sacar um cheque e virar para sair, volta e diz: “Com licença, acho que você se enganou”. O caixa responde: “Sinto muito, mas não há nada que eu possa fazer. Você deveria ter contado. Assim que você for embora, não seremos mais responsáveis.” Em seguida, o cliente responde: “Bem, tudo bem. Obrigado pelos $ 20 extras.”

Dica: quando você sentir que deseja tirar conclusões, espere até ter todas as informações.

2. Veja as coisas de outros pontos de vista.

Uma mente verdadeiramente aberta está disposta a aceitar que não apenas outras pessoas tenham outros pontos de vista igualmente válidos, mas que esses outros pontos de vista podem ser mais válidos. Conta-se a história de que o pintor modernista Pablo Picasso certa vez viajava de trem pela Espanha quando conversou com um rico empresário que desprezava a arte moderna. Como prova de que a arte moderna não representava adequadamente a realidade, ele tirou uma foto de sua esposa de sua carteira e disse: “É assim que minha esposa deveria parecer, não em uma representação estilizada boba.” Picasso tirou a foto, estudou-a por alguns instantes e perguntou: “Esta é sua esposa?” O empresário acenou com a cabeça orgulhosamente. “Ela é muito pequena”, observou Picasso ironicamente.

Dica: não tenha o monopólio de como as coisas são. As coisas nem sempre são o que parecem. Esteja pronto para considerar outros pontos de vista.

3. Evite o pensamento Yo-Yo.

Algumas pessoas tendem a mudar de um humor altamente positivo em um minuto para um altamente negativo no minuto seguinte, tudo por causa do que vêem na frente delas. É como um ioiô: sobe um minuto, desce no seguinte. É muito mais saudável permanecer neutro e não permitir que as emoções dominem você.

Dica: Lembre-se de que as coisas raramente são tão boas – ou tão ruins – quanto você pensa que são.

4. Livre-se de hábitos de pensamento preguiçosos.

O hábito pode ser um grande obstáculo para limpar o pensamento e outro exemplo de preguiça. Faça esta experiência. Escreva os sobrenomes escoceses Macdonald, Macpherson e Macdougall e peça a alguém que os pronuncie. Agora siga estas com a palavra Machinery e veja o que acontece. A maioria das pessoas provavelmente o pronunciará mal. Isso ocorre porque tendemos a pensar de maneiras habituais e não gostamos do que não se encaixa.

Dica: Não pense que, só porque as coisas já aconteceram de uma certa maneira uma vez, que vão acontecer assim de novo.

5. Não pense como uma pessoa idosa, pense como uma criança.

A pesquisa mostra que o número de sinapses, ou conexões, no cérebro é maior em uma criança de dois anos do que em um adulto médio. A razão para isso é que, embora uma criança de dois anos não tenha uma visão de mundo limitadora, nós temos como adultos. É como um escultor que começa com um grande bloco de argila, mais do que precisa, e depois remove gradualmente a argila à medida que molda sua escultura. Se usarmos nosso cérebro como uma criança, aceitando tudo sem julgamento, podemos realmente interromper e reverter o processo de envelhecimento do cérebro.

Dica: não se preocupe com o mito da idade. Com o estímulo certo e uma paixão por aprender, você pode realmente melhorar os poderes do seu cérebro.

6. Veja os detalhes, bem como o quadro geral.

Você deve conhecer o poema sobre criatividade de John Godfrey Saxe chamado “Os homens cegos e o elefante”. Isso conta como seis cegos de Indostan vão ver um elefante e cada um tenta descobrir o que é tocando nele. Um cego toca a presa, outro o tronco, outro a cauda e assim por diante. Claro, não sendo capazes de ver o elefante inteiro, eles chegam a conclusões totalmente diferentes.

Dica: tente manter a visão geral à sua frente enquanto analisa os detalhes. Isso ajudará a colocar tudo em seu devido lugar e contexto.

7. Pense por você mesmo.

Parar para pensar ainda é algo desaprovado em muitas organizações que valorizam a atividade em vez da criatividade. Pessoas que trabalham em organizações com restrições de criatividade tendem a pensar da maneira que deveriam pensar, ou como os outros pensam, ou como sempre foi a maneira de pensar. É como o pensamento cego que Hans Christian Anderson descreve em sua história de “As roupas novas do imperador”. Todos na terra se recusam a ver que o imperador está nu e foi enganado a acreditar que ele estava usando um traje esplêndido para sua coroação. Só um menino que esteve doente e não participou da lavagem cerebral cultural pode ver a verdade e gritar: “Olhem, pessoal, o Imperador está sem roupa!”

Dica: Não deixe que outras pessoas lhe digam como pensar. Quando os outros pedirem sua opinião, diga-lhes francamente.

Depois de tornar essas 7 técnicas parte de seus padrões habituais de pensamento, você se surpreenderá com a facilidade de encontrar soluções novas, inovadoras e criativas para todos os problemas da vida.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Pinterest

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias