Habilidade de gerenciamento de tempo é a habilidade de uma pessoa de reconhecer problemas e questões de gerenciamento de tempo e começar a trabalhar a partir daí.
É a capacidade de realizar a tarefa em mãos com foco suficiente e não desistir até ficar satisfeito com o resultado. Pessoas que vêm aprimorando suas habilidades de gerenciamento há algum tempo desenvolvem a capacidade de prever possíveis problemas que podem surgir e começam a planejar como lidar com eles antes que isso aconteça.
A habilidade de gerenciamento do tempo é adquirida por meio de experiências ou aprendida em ambientes formais, mas seja qual for o caso, a habilidade de gerenciamento do tempo envolve planejamento e aderência a ele.
Como todas as habilidades, as habilidades de gerenciamento de tempo podem ser aprendidas, mas também pode ser uma das mais importantes. Uma boa habilidade de gerenciamento dá a você um melhor controle de sua vida, onde o equilíbrio entre pessoal, carreira, estudos e família é alcançado. Você também ganha flexibilidade suficiente para responder às surpresas que surgem de vez em quando. Ele também elimina muito do estresse que geralmente é resultado de um tempo não gerenciado.
A habilidade de gerenciamento do tempo difere de indivíduo para indivíduo. Alguns percebem isso enquanto são jovens e colocam em prática o que mais os beneficia à medida que envelhecem. Alguns aprendem por meio da experiência, enquanto outros por meio de outras pessoas e seminários. Outros têm barreiras psicológicas em sua personalidade que tornam mais difícil para eles praticar os princípios ensinados.
Se você já sabe administrar seu tempo e ainda não aplica os princípios, não desista. Simplesmente comece tudo de novo, porque as habilidades mais duradouras e mais bem aprendidas são aquelas que foram praticadas com dedicação aos poucos, sem desistir.
Dependendo da sua situação, os obstáculos podem ser a incapacidade de dizer não, o desejo de agradar, assumindo mais tarefas possíveis. Pode ser timidez largar o telefone primeiro. A curiosidade de abrir e-mails e brochuras ou a tentação de não desistir de conversas agradáveis primeiro. Simplificando, pode ser a dificuldade em detectar coisas que consomem tempo antes de serem percebidas.
Depois do treinamento e dos seminários a que assistimos, seria mais fácil se a administração do tempo fosse vista não como um regime de estilo de vida, mas como controlá-lo. Como os cronogramas não podem ser evitados, as tarefas desagradáveis não podem ser atrasadas, e o aumento da eficiência e da produtividade é a linguagem do mundo de hoje.