Uma palavra rápida ajuda a lembrar, Melhore sua memória!
Você tem uma lista da qual precisa se lembrar rapidamente? Pegue as primeiras letras e forme uma sigla. Por exemplo – você deve se lembrar de enviar cartões de Fred, Lisa, Ethel e Andrew. Sim, suas primeiras iniciais formam a palavra FLEA. Imagine coceira (sua cabeça?) Porque você tem uma pulga – você sabe as primeiras letras de seus nomes. Vai ao supermercado? Pão, vinagre, ketchup, cebola, atum, azeite – PVKCAA. Não é muito promissor? Tente reorganizá-los – você tem TV BOOK. Pense em um livro pulando de uma televisão e atacando você. Boba? Sim. Mas lembre-se – quanto mais tolo melhor, isso vai forçá-lo a ficar na sua cabeça.
Agora você tem todas as cartas.
Se você não tiver letras suficientes para formar uma palavra – tente encontrar uma que chegue perto. PROMPT para PRMT, FAULT para FLT e assim por diante. Você já conhece os itens que precisa lembrar. O que você está tentando fazer é criar um lembrete – assim que sua memória estiver funcionando, as palavras voltarão. Ao inventar a sigla, lembre-se de imaginar os itens visualmente em sua cabeça, a visualização é uma técnica de memória forte.
Formando uma história
Se você tiver uma lista mais longa de itens aparentemente não relacionados, isso automaticamente se torna um bom candidato para uma história. Por exemplo: Vidro, Chifre, Gato, Cebola, Melão.
Essas palavras podem não estar relacionadas, mas esse é o ponto – você pode combiná-las facilmente com uma história que será ultrajante, ela ficará na sua cabeça – mude a ordem se necessário – Um gato está brincando com um melão e tudo de um de repente é repelido pelo cheiro de uma cebola usada para temperar o melão. O gato ficou todo animado e saiu correndo – correndo através de uma janela de vidro e caindo dentro de uma grande trompa francesa. É bobo e infantil – mas esse é o ponto, é bobo o suficiente para ser lembrado e que melhore sua memória.
Pense bem na história e as palavras-chave – gato – melão – cebola – vidro – chifre – vêm à mente. Claro, é improvável que você precise se lembrar de uma lista de palavras como esta, mas a questão é não ter medo de criar o absurdo. Funciona.
Listas mais longas
E se você tiver uma lista extremamente longa de itens para lembrar? Tente dividi-lo em subcadeias mais adequadas e aplique as mesmas regras acima. Melhor ainda – veja se consegue organizar melhor a lista. Junte itens semelhantes Você consegue formar siglas de qualquer um dos itens? Você pode separar a lista de forma que as siglas formem palavras e então você pode combinar essas palavras? Lembre-se, quanto mais ridículo for o pensamento – mais forte será o impacto e melhor ficará na sua memória. Ajuda se os acrônimos ou as associações que você cria podem formar imagens mentais. O que você pode ver em sua mente é muito forte e quanto mais forte alguma coisa, melhor você pode brincar com ela e mais fácil será lembrar. O que pode ser difícil no início virá com a prática.
Relate os fatos
Se uma informação não se relacionar com você, tente encontrar algo sobre ela que se relacione. Por exemplo, o corpo humano tem 60.000 milhas de vasos sanguíneos. É meio difícil de acreditar? Pense que isso significa dez viagens de ida e volta entre Los Angeles e Nova York e isso terá um significado. Você tem que se lembrar das dimensões físicas de uma sala ou campo? Compare com algo que você já conhece. Se você é um fã de esportes, é provável que consiga imaginar o tamanho do campo de jogo. Como isso se compara ao espaço que você está tentando lembrar – maior menor, caberia em um campo de futebol – quantas vezes?