Quando os inovadores falam sobre pensar fora da caixa, eles querem dizer criar maneiras criativas de resolver problemas – novas maneiras de ver as coisas. Como eles fazem isso? Como você pode fazer isso também? Primeiro temos que perguntar o que é a “caixa”. Então podemos ver como sair dela.
A “caixa” é a maneira normal de fazer as coisas e ver as coisas. São as suposições que quase todos os envolvidos estão fazendo. A melhor maneira de começar a pensar fora da caixa é identificar e desafiar todas as suposições que compõem o pensamento dentro da caixa.
Uma das principais marcas de bebidas estava vacilando anos atrás, e eles não conseguiam aumentar suas vendas. Promoções, baixar o preço, obter uma melhor colocação nas prateleiras – essas eram as soluções ” na caixa “. Então alguém desafiou as suposições, perguntando “E se parássemos as promoções e apenas aumentássemos o preço?”
O preço foi aumentado como um experimento, e as vendas logo dobraram. Como se vê, alguns tipos de bebidas são comprados com bastante frequência como presentes. Os compradores não querem comprar o mais caro, mas também não querem parecer baratos, então não compram produtos que não custam o suficiente. Agora imagine o que acontece com suas margens de lucro quando você aumenta o preço e dobra as vendas. Esse é o poder de pensar fora da caixa.
Formas de sair da caixa
Desafiar suposições é uma poderosa técnica criativa de resolução de problemas. A parte difícil é identificar as suposições. Se você está projetando uma nova motocicleta, anote suposições como “a velocidade é importante”, “ela precisa andar com gasolina” e “precisa de duas rodas”, não porque você espera provar que elas estão erradas, mas porque desafiá-las pode levar a criatividade. possibilidades. Talvez tenha chegado a hora de uma motocicleta elétrica de três rodas.
Outra maneira de chegar a soluções criativas é “assumir o absurdo”. Isso é divertido ou irritante, dependendo de quão aberto você pode ser. Tudo o que você faz é começar a fazer suposições absurdas e depois encontrar maneiras de entendê-las. A maneira mais fácil de fazer isso é perguntando “e se”.
E se um negócio de limpeza de tapetes fosse melhor com metade do número de clientes? Parece absurdo, mas trabalhe com isso. Humm… menos estressante, talvez. Mais lucrativo se cada cliente valesse três vezes mais. Isso é possível? Trabalhos comerciais que envolvem grandes espaços fáceis de limpar (teatros, escritórios, salões de convenções) rendem mais dinheiro em um dia do que casas, com menos dores de cabeça. Concentrar-se em obter essas contas pode ser o caminho mais lucrativo – não tão absurdo.
Outra maneira de ter ideias mais inovadoras é, literalmente, pensar fora da caixa. Saia de casa ou do escritório. Olhe ao redor como os outros estão fazendo as coisas. Nos ônibus no Equador, os vendedores colocam um produto nas mãos de todos e deixam que eles o segurem enquanto fazem um discurso de vendas.
Então você tem que devolver “seu” produto ou pagar por ele. É muito eficaz. Como você poderia usar o princípio em seu negócio?