Pesquisar
Close this search box.

Ser um aluno contínuo

Quando as pessoas me perguntam em que negócio estou, muitas vezes digo: “Estou no ramo da aprendizagem”. Parece intrigante, e isso é certamente verdade. Mas, a verdade seja dita, estamos todos no negócio do aprendizado para ser um aluno contínuo.

Por quê?

Porque, como seres humanos, somos máquinas de aprendizagem. Estamos mais vivos e funcionando mais perto de nosso potencial quando estamos aprendendo, nos adaptando, ajustando e encontrando novas maneiras, abordagens e técnicas para melhorar nossas vidas (ou a vida de outras pessoas) de alguma forma.

Eu acredito nas afirmações acima. Eles são tão verdadeiros quanto qualquer outra declaração que eu pudesse escrever aqui. Mas, em vez de falar sobre a filosofia da humanidade, deixe-me ser muito mais pragmático.

Mudança e aprendizagem

A mudança está ao nosso redor. Alguns dizem que a taxa de mudança está aumentando, mas seja isso verdade ou não, isso é definitivamente um fato em nossa vida profissional. Mudança de produtos, mudança de clientes, mudança de processos e políticas. Somos colocados em uma nova equipe, estamos entrando em novos mercados e estabelecemos novos objetivos. Em todas as partes do nosso dia a dia profissional, a mudança nos rodeia.

Para que possamos lidar com essa mudança, precisamos estar dispostos e ser capazes de mudar. E o aprendizado é um componente chave no desenvolvimento dessa habilidade.

Portanto, quando falo sobre aprendizagem contínua ou aprendizagem ao longo da vida, não estou sugerindo que todos precisem fazer um curso na faculdade local ou voltar à escola para obter um novo diploma. A aprendizagem contínua é uma atitude e um conjunto de comportamentos que nos permitem ter sucesso em nosso ambiente em constante mudança e é a melhor alavanca que temos para transformar quem somos hoje em quem queremos ser amanhã. A mudança requer aprendizado e, inversamente, não há aprendizado sem mudança.

Portanto, se a aprendizagem ao longo da vida não significa necessariamente o “estudante universitário profissional” e não exige que sejamos a pessoa que sempre fez perguntas em todas as aulas que frequentamos, quais são os comportamentos que constituem um verdadeiro contínuo ou vitalício longo aprendiz?

Estou feliz que você perguntou.

Os comportamentos

Existem alguns tópicos comuns entre aqueles que estão ativamente aprendendo e crescendo como profissionais (e humanos).

Alunos contínuos ao longo da vida:

  • Tenha uma mentalidade de iniciante.
  • Se você abordar qualquer coisa com a mentalidade de um especialista, você não aprenderá nada. Com a mente do especialista, você está procurando a confirmação e validação do que você já sabe. Um iniciante, por outro lado, procura constantemente por um novo petisco, uma ou mais maneiras de expandir seus conhecimentos atuais.
    Em outras palavras, especialistas ou não, eles não pensam assim, porque sabem que apenas com uma mente aberta e iniciante, eles podem se beneficiar da oportunidade de aprendizagem.
  • Faça conexões.
  • Peter Drucker, o famoso e influente pensador administrativo escreveu: “Para tornar o conhecimento produtivo, teremos de aprender a ver a floresta e a árvore. Teremos que aprender a nos conectar. ” Os alunos contínuos fazem isso. Eles continuam a pensar sobre o que aprenderam em uma parte de suas vidas e como isso se relaciona e se conecta com desafios, problemas, oportunidades e situações que ocorrem em outras partes de suas vidas.
  • São flexíveis e adaptáveis.
  • O aprendizado requer mudança, então os alunos contínuos percebem que devem estar dispostos a se adaptar e mudar se desejam crescer. Estão sempre aprendendo alguma coisa.
  • Os alunos contínuos aprendem coisas novas “só porque”. Sempre quiseram tocar guitarra, então fazem aulas. Eles querem andar de monociclo, então tentam. Aprendem a fazer colchas. Aprendem um novo idioma. Essas pessoas não investem o tempo necessário apenas para tocar “Love Me Tender” ou dizer “bom dia” em chinês. Eles também fazem isso porque percebem que nossos cérebros são como músculos. Quanto mais os exercitamos, mais fortes eles serão.

Ser um aluno contínuo

  • Estão continuamente curiosos.
  • Uma das perguntas de aprendizagem mais poderosas que usamos é “Por quê?” Porque é a questão dos curiosos. Os alunos contínuos permanecem curiosos sobre pessoas, lugares, coisas importantes e mundanas também. Ao cultivar sua curiosidade, eles aumentam seu conhecimento e perspectiva, ao mesmo tempo em que exercitam uma parte importante de nosso cérebro de aprendizagem.
  • Aprenda de várias maneiras.
  • Na escola, aprendemos em um número relativamente limitado de maneiras, o que infelizmente deixa algumas pessoas com uma visão limitada do aprendizado. Os aprendizes contínuos sabem que podem aprender lendo, ouvindo, tentando, por meio de outras pessoas, com um mentor, etc.

Ensine aos outros.

  • Algo mágico acontece quando você ensina algo a alguém – de repente você mesmo entende melhor. Os alunos contínuos ensinam os outros não apenas a ajudar a outra pessoa (ou mostrar o quanto sabem), mas porque sabem que isso os ajuda a aprofundar o domínio de seu próprio aprendizado.

Como usar esta lista

Agora que você leu até aqui, espero que esteja convencido de como pode ser valioso ser um aluno mais ativo. Você também leu uma lista de características. Agora que você leu essa lista de características, gostaria que a leia novamente. Ao lê-lo, pergunte-se o seguinte:

Qual é a minha posição em relação a esses comportamentos?

  • Em quais eu gostaria de melhorar?
  • Quem eu conheço que é excepcionalmente bom em cada uma dessas características?
  • Como posso aprender essas características e hábitos daqueles que conheço e que são melhores neles do que eu?

Suas respostas a essas quatro perguntas (e a ação que você realiza) o colocarão no caminho para se tornar um aluno mais contínuo e para toda a vida.

Aproveite sua jornada.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Pinterest

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
plugins premium WordPress