10 argumentos para convencer seu chefe a investir em Gestão de Processos
Garantir que uma empresa se mantenha saudável, segura e em crescimento é uma tarefa complexa e que exige uma gestão feita de maneira resiliente. Porém, em vez de compartimentar a gestão, é possível adotar uma forma diferente: a gestão de processos, também conhecida como Business Process Management ou BPM.
Apesar de seus benefícios, muitos gestores ainda não entendem por que deveriam investir nessa área. É o caso do seu chefe? Então veja 10 argumentos para convencê-lo a fazer o investimento.
1) Gestão de processo promove maior controle sobre os resultados
Um dos primeiros pontos da gestão de processos é que ela oferece um maior controle sobre resultados alcançados. É mais fácil acompanhar métricas e parâmetros, o que permite que a gestão tenha uma visão completa sobre o negócio. Isso evita a falta de governança e ainda favorece a tomada de decisão de maneira mais informada e eficaz.
1) Diminuição dos erros
Gestão de Processos colabora intensamente para que o erros diminuam. Olhar para os processos ajuda a encontrar pontos falhos, diminuindo a incidência de situações incorretas. Além disso, a tomada de decisão fica melhor, o que significa que ela se torna também mais assertiva e adequada.
2) Facilidade na identificação dos riscos
Muitas vezes, processos podem conter riscos ocultos. Se não forem conhecidos, o resultado pode ser desperdício, perda de oportunidades e de competitividade. Com uma gestão de processos eficiente, seu chefe terá menos dificuldade para identificar o que pode ser melhorado e o que deve ser mudado para o bem do negócio.
3) Redução dos custos
Processos monitorados são otimizados, levando à diminuição de retrabalhos e de desperdícios. Além disso, eles conseguem fazer mais com menos. Com isso, uma boa gestão também garante a redução dos custos sem ser necessário diminuir a qualidade, por exemplo.
4) Maior eficiência e produtividade
Inclusive, a redução dos custos está relacionada ao fato de os processos se tornarem mais eficientes. Com o ajuste de parâmetros, o tempo necessário para execução de tarefas diminui, o que contribui para o aumento da produtividade.
5) Melhor integração de áreas
Uma gestão de processos eficaz colabora para que as áreas se tornem mais integradas. Com a troca de informações acontecendo de maneira melhor, a comunicação interna se torna otimizada. Isso contribui para a construção de soluções mais adequadas e complexas, favorecendo o negócio.
6) Alinhamento com expectativas da empresa
Outro ponto positivo da gestão de processos é que é possível garantir que eles aconteçam de acordo com as expectativas da empresa. É possível alinhar os processos com os valores do negócio, assim como os objetivos e necessidades específicas.
7) Aumento da qualidade
Mais um argumento que vai convencer seu chefe a investir em gestão de processos: o aumento da qualidade do resultado final. Processos monitorados são melhores e levam a produtos ou serviços otimizados, o que também eleva a qualidade do que chega ao cliente final.
8) Possibilidade de crescimento
Com mais qualidade e mais controle, a atuação do negócio se torna mais estratégica e, principalmente, mais competitiva. No geral, isso permite que o negócio se destaque no mercado e passe a crescer de maneira consistente.
9) Aumento da robustez do negócio
Embora crescer seja importante, sustentar o crescimento é fundamental. Para tanto, exige-se robustez da empresa, a qual é conseguida com uma gestão desse tipo. Ao fazer essa gestão adequada, o negócio consegue ser mais dinâmico, se adaptar às novas necessidades do mercado e consolidar seus resultados.
Investir em gestão de processos é uma tarefa que aumenta a produtividade, diminui os riscos e melhora os resultados do negócio em geral. Com isso, você terá argumentos sólidos para convencer o seu chefe a fazer o investimento. Já que o investimento nessa gestão é tão fundamental, conheça mais sobre o curso de Gestão de Processos.