10 razões pelas quais as pessoas têm sucesso em Gestão de Projetos

Fazer uma gestão de projetos de sucesso exige atenção que começa no planejamento e na elaboração do escopo e continua até que todo o projeto seja finalizado com os objetivos alcançados. Porém, a tarefa envolve muitos interesses e fatores e é necessário agir da maneira adequada. Entre quem tem sucesso em gestão de projetos, algumas características são comuns à maioria das pessoas, permitindo a concretização de expectativas. Pensando nisso, veja a seguir 10 razões que levam essas pessoas ao sucesso.

1)  Exercem liderança adequada

Um gestor de projetos precisa ter uma liderança assertiva para conduzir a equipe aos resultados desejados. Para garantir o respeito e admiração da equipe, o líder precisa ser ético, entusiasmado e conhecer muito sobre o projeto. Além disso, deve atuar de maneira a motivar os envolvidos.

2)  Possuem boa inteligência emocional

Para que a liderança seja de sucesso é fundamental que o gestor saiba como lidar com suas emoções. Uma boa inteligência emocional, portanto, é uma característica comum às pessoas que têm sucesso em gestão de projetos, fazendo com que sejam empáticas e assertivas.

3)  Definem prioridades

A gestão de projetos deve ser feita seguindo prioridades, como prazos urgentes ou orçamentos menores. Assim, pessoas com sucesso nessa gestão são capazes de identificar e definir prioridades de acordo com as expectativas para o projeto.

4)  Sabem delegar

Uma boa gestão não é centralizadora, já que isso é contraproducente. Quem tem bons resultados neste sentido normalmente tem uma boa capacidade de delegar a tarefa certa para a pessoa adequada.

5)  São organizados

É impossível identificar prioridades ou distribuir tarefas em meio ao caos. Por isso, bons gestores de projeto são organizados e pragmáticos e sabem o que deve ser feito e em quanto tempo.

6)  Fazem acompanhamento do projeto

Uma vez que as tarefas sejam delegadas, pessoas bem-sucedidas fazem o acompanhamento de métricas e dados relevantes para entender o andamento de todo o projeto.

7)  Criam canais de comunicação

A comunicação, por sua vez, é indispensável para atingir melhores resultados. Muito além de falar, pessoas com uma boa gestão de projetos sabem ouvir e também estimulam a colaboração dentro da própria equipe por meio da troca de informações.

8)  Oferecem feedback

Uma vez que haja comunicação e acompanhamento de resultados, os bons gestores também promovem o feedback. Além de servir para a motivação, é uma ferramenta importante para o alinhamento de atuações e melhoria continua.

9)  Conseguemse adaptar a imprevistos

Mesmo com todas essas características colocadas em prática, ainda podem surgir imprevistos. Com isso, uma coisa em comum que os bem-sucedidos nessa função possuem é a capacidade de se adaptar a imprevistos, fazendo mudanças que causem o menor impacto possível nos resultados do projeto.

10) São bons negociadores

Para que haja essa adaptação muitas vezes é necessário conciliar interesses. Sendo assim, um bom gestor também é bom negociador de prazos, orçamento e mudanças. Além disso, essa característica ajuda na resolução de conflitos internos.

A gestão de projetos inclui características que vão desde uma boa liderança até a capacidade de adaptação e negociação. Com tudo isso em prática, há mais garantias quanto ao alcance de resultados.

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