Por que contratar um coaching? A resposta era óbvia para mim depois de meus oito anos como criador autônomo de arte vestível. Aprendi naqueles anos que era quase impossível simultaneamente ter uma visão, traçar um caminho, trilhar esse caminho e medir meu próprio progresso. Muitas vezes eu me distraía com as demandas aparentemente conflitantes do mercado e do meu coração. Até meu corpo parecia lançar obstáculos em meu caminho, pois tendinite ou outros males pareciam contradizer minha visão de vida correta.
Ao pensar sobre os tipos de problemas que enfrentei, entendi e aceitei que sempre seria difícil ter uma visão abrangente de meus objetivos de longo prazo, uma compreensão convincente de minhas estratégias de curto prazo e uma abordagem confiante e simples para trilhando meu caminho diário. Uma vez que pensei sobre isso, o motivo era óbvio: cada uma dessas atividades exige que eu adote uma perspectiva diferente. E adivinhe, é difícil estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, muitas vezes eu estaria realizando uma atividade da perspectiva de outra. Não é à toa que me senti confuso e sobrecarregado.
O coaching oferece uma solução ao fornecer reconhecimento, validação e reforço objetivos. Um coach ajuda você a esclarecer seus objetivos, testar seus planos em relação a seus recursos e suas intenções e medir seu progresso. Um coaching pede que você viva de acordo com os padrões que estabeleceram juntos, enquanto o lembra de aproveitar a graça de ser um ser humano e não um ‘droide. O coaching lida com a condição humana: não se trata de ser ou mesmo tornar-se perfeito.
Penso no tipo de coaching de negócios e coaching de crescimento pessoal que pratico como motivador, instruindo, focando, corrigindo e incentivando meus clientes a encontrar soluções para seus problemas e alcançar uma maneira fundamental de estar no mundo que flui organicamente e autenticamente de quem eles realmente são.
É fácil ver que o coaching bem-sucedido requer uma boa combinação entre coach e cliente. Se você estiver interessado em obter um coach, comece fazendo a si mesmo estas perguntas:
– Quais são meus objetivos e expectativas em relação à contratação de um coach?
– Qual é o meu prazo para alcançá-los?
– Qual é o meu estilo de aprendizagem? Que tipo de pessoa provavelmente apoiaria esse estilo?
– Quanto posso investir em coaching?
Encontre pelo menos três treinadores para entrevistar. A International Coach Federation tem extensas listas de seus membros treinadores. Outro recurso é o The Coaches Training Institute. Pergunte entre seus colegas profissionais, pergunte na Câmara de Comércio local, Administração de Pequenas Empresas ou escolas de negócios.
Selecione dois ou três treinadores para entrevistar.
Além dos exemplos de perguntas a seguir, faça qualquer pergunta que reflita suas prioridades e preocupações pessoais. É uma boa ideia escrever suas perguntas com antecedência.
- Pergunte sobre a experiência deles treinando pessoas que têm objetivos e desafios semelhantes aos seus.
- Trabalham por telefone, pessoalmente, por e-mail? Qual a duração das sessões? Quão frequente?
- O que eles cobram? Quando é devido o pagamento?
- Que apoio eles oferecem entre as sessões?
- Você é obrigado a comprar algum material de apoio (livros, apostilas, etc.)?
- Que tipo de compromisso eles exigem? Muitos coaches pedem que você se comprometa com um período preliminar de dois ou três meses, após o qual você decide se continua ou não trabalhando em conjunto.
- Peça algumas referências e continue ligando para eles.
O coaching pode apresentá-lo ao eu que você deveria ser. O tempo que você investir na escolha de seu coach será amplamente recompensado por sua maior capacidade de reconhecer, nutrir e evocar esse eu.