Pesquisar
Close this search box.

Inteligência emocional: fator chave para o sucesso

Todo mundo quer ter sucesso na vida. Mas o que é sucesso? Como você faz para ter sucesso? O sucesso é apenas para pessoas que têm alta inteligência emocional? Como é que existem pessoas inteligentes que não são bem sucedidas na vida? Como você mede o sucesso?

Ser capaz de definir o sucesso pode ser o primeiro passo para se tornar um sucesso. Alguém já disse que “sucesso é a conclusão de qualquer coisa pretendida”. Quer dizer, o que quer que você tenha planejado ou pretendido fazer, você tem que terminar ou concluir. Isso é sucesso.

Se você planeja roubar um banco e realizar o assalto, isso faz de você uma pessoa de sucesso? Nesse caso, o sucesso deve estar sempre relacionado a todas as coisas positivas. Ter isso como um parâmetro para avaliar nossas vidas nos permite dizer no final do dia se falhamos ou tivemos sucesso.

Além da excelência acadêmica, os pesquisadores acreditam que certos aspectos da inteligência, como raciocínio lógico, habilidades matemáticas, habilidades verbais e compreensão analítica, podem prever em um grau significativo o sucesso profissional e pessoal de um indivíduo.

No entanto, por que algumas pessoas com excelentes níveis de QI não estão tendo sucesso na vida? Muitas pessoas com tanta promessa e potencial caem em ansiedade e depressão, e às vezes até acabam em suicídio? Algo pode estar errado na maneira como eles pensam e se comportam, o que prejudicou suas chances de sucesso.

Segundo Daniel Goleman, conhecido psicólogo e autor do livro Inteligência Emocional:

Uma das principais partes que faltam na equação do sucesso é a inteligência emocional. Esse conceito é baseado em anos de pesquisa de vários cientistas, como Peter Salovey, John Meyer, Howard Gardner, Robert Sternberg e Jack Block, só para citar alguns.

Todos concordam que pessoas com alta inteligência emocional (IE) tendem a ser mais bem-sucedidas na vida do que aquelas com IE mais baixa, mesmo que seu QI clássico seja médio.

Artigos científicos publicados durante os anos 90 destacaram a importância da inteligência emocional, a capacidade mental humana de raciocinar validamente com emoções e usar essas emoções para melhorar os padrões de pensamento.

Inclui a capacidade de perceber emoções com precisão, acessar e gerar emoções de modo a auxiliar o pensamento, compreender emoções e conhecimento emocional e regular reflexivamente as emoções de modo a promover o crescimento da inteligência emocional e intelectual.

A inteligência emocional melhora a eficácia social de um indivíduo. Quanto maior a inteligência emocional, melhores as relações sociais. Pessoas emocionalmente inteligentes podem perceber melhor as emoções, usá-las em pensamento, entender seus significados e gerenciar emoções do que outras.

Essas pessoas são muitas vezes aquelas que consideramos fornecer um ombro para chorar. Eles não apenas resolvem seus próprios problemas emocionais, mas também ajudam os outros a lidar com eles.

Eles exigem menos esforço cognitivo na resolução de problemas emocionais. Eles tendem a ser mais abertos e agradáveis ​​do que outros, e são atraídos por ocupações que envolvem interações sociais, como ensino e aconselhamento, do que empregos que envolvem tarefas administrativas ou de escritório.

Pessoas com alta inteligência emocional são menos propensas a desenvolver distúrbios emocionais, como ansiedade, depressão ou transtorno de estresse pós-traumático. Eles têm a capacidade de evitar comportamentos autodestrutivos e negativos, como fumar, beber em excesso, abuso de drogas ou episódios violentos com outras pessoas. Eles são mais propensos a ter posses de apego sentimental em casa e a ter interações sociais mais positivas.

A inteligência emocional é a capacidade de discernir e compreender as informações emocionais que estão ao nosso redor. As pessoas comunicam emoções básicas de um indivíduo para outro. Mas apenas aqueles com alto IE podem realmente apreciar e entender as mensagens mais sutis dessas emoções.

A inteligência emocional é crucial para nos ajudar em nossos dias emocionalmente exigentes. Se não formos emocionalmente inteligentes, precisamos de pessoas com IE mais alta para confiar e nos guiar no processamento de informações emocionais.

A inteligência emocional permite que nosso pensamento e comportamento se tornem mais focados em alcançar nossos objetivos e alcançar o sucesso na vida com que sonhamos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Pinterest

Artigos Relacionados

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
plugins premium WordPress