A Inteligência Emocional ou comumente conhecida como EQ é um campo relativamente novo da psicologia. I.E significa a capacidade de uma pessoa acessar, influenciar e concluir nossas emoções e também as emoções de outras pessoas ao nosso redor.
O termo inteligência emocional foi popularizado pela primeira vez por Daniel Goldman com seu livro Inteligência Emocional e desde então muitos pesquisadores iniciaram estudos nesse novo campo da psicologia. Desde então, entendemos muito mais sobre inteligência emocional.
A mesma pode ser dividida em 4 entidades separadas, a saber:
1. Empatia: a capacidade de uma pessoa ser capaz de perceber as emoções dos outros ao seu redor e reconhecer esses sentimentos.
2. Relacionamentos: a capacidade de uma pessoa ser capaz de lidar com negociações e mediações.
3. Autoconsciência: a capacidade de uma pessoa compreender seus próprios sentimentos, saber o que eles significam e reconhecer esses sentimentos.
4. Lidar com Emoções: a capacidade de uma pessoa gerenciar e lidar com seus próprios sentimentos pessoais com responsabilidade e precisão, dependendo da situação.
Como cada um de nós lida com cada emoção de maneira diferente em diferentes situações, é também a razão pela qual os pesquisadores estão achando difícil medir a inteligência emocional com precisão.
Ao longo dos anos, existem certas regras na I.E que parecem se aplicar à maioria de nós. E podemos nos treinar para nos equiparmos melhor para lidar com essas emoções quando elas surgirem. Treinar suas emoções leva tempo e ser autoconsciente delas.
Ao contrário do QI, onde é inato e algumas pessoas nascem para ser um gênio. A inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Na verdade, as emoções nem sequer foram implantadas em nós quando ainda éramos bebês ou no útero da mãe. É através das interações com o nosso ambiente e as pessoas que desenvolvemos essas emoções.