Os exercícios básicos de atenção plena colocam você em um estado de consciência em que as distrações são liberadas e seu poder mental é capaz de funcionar de forma mais eficaz. Eles ajudam você a pensar com mais clareza e se concentrar melhor. Eles também são exercícios fáceis de fazer.
Mais poder mental em minutos
Um exercício básico de atenção plena começa com sentar-se, relaxar e respirar profundamente pelo nariz. Feche os olhos e esteja ciente de sua respiração entrando e saindo. Depois de um minuto, mova sua atenção para seu corpo, uma parte de cada vez, notando sensações de frio, calor, aperto, dor e qualquer outra coisa que você identificar. Em poucos minutos, comece a ouvir os sons da sala, sem pensar neles. Apenas ouça.
Quando parecer certo, abra os olhos e olhe ao redor como se estivesse vendo pela primeira vez. Descanse seus olhos em um objeto por meio minuto, examinando-o sem falar sobre ele em sua mente. Em seguida, mova-se para outro objeto, e outro, enquanto ainda mantém a consciência de seu corpo, sua respiração e quaisquer sons. Permaneça nesse estado de atenção plena até que esteja pronto para se levantar.
Estar ciente de seu corpo, respiração e ambiente imediato o coloca mais plenamente “no momento”. Sua mente está em um estado muito receptivo, com menos distrações mentais que impedem o pensamento claro. Fazer um exercício de atenção plena antes de tarefas mentais importantes lhe dará maior poder mental, especificamente mais foco e concentração.
Um truque de atenção plena ainda mais fácil
Experimente este hoje: Quando você se sentir estressado, pare e observe-se cuidadosamente para identificar o que o está incomodando. Talvez você esteja esperando que algo ruim aconteça, ou uma discussão esteja acontecendo logo abaixo da superfície de sua consciência, ou você esteja preocupado com alguma coisa, ou com dor de alguma forma. Anote tudo o que encontrar.
Então lide com esses irritantes da mente. Faça um telefonema que está em sua mente, tome uma aspirina, peça desculpas a quem você estava brigando. Escreva coisas na lista de amanhã, para tirá-las da cabeça. Se não há nada que você possa fazer agora, diga isso a si mesmo. Faça este exercício e você se sentirá menos estressado e mais capaz de se concentrar nas tarefas em mãos. Você terá mais poder mental hoje.