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O que é um funil de vendas?

Um funil de vendas é um processo de geração de receita. Inclui três estágios: interesse, consideração e ação. Esses estágios são críticos para determinar se suas vendas são lucrativas.

O objetivo é converter leads em clientes pagantes. Se eles não estiverem prontos para comprar imediatamente, você pode redirecionar e aumentar o interesse em seus produtos e serviços.

Estágio de interesse

O estágio de interesse em um funil de vendas é onde um cliente em potencial se interessa pelo produto ou serviço que você oferece. Nesta fase, você precisa educar o cliente em potencial sobre os benefícios e o valor do produto ou serviço. Para fazer isso, você pode entrar em contato com seus clientes atuais ou procurar blogs ou análises de produtos.

O objetivo do marketing de conteúdo nesta fase é interessar ao possível cliente no que você tem a oferecer sem lançar. Você pode conseguir isso através de uma variedade de meios, incluindo boletins por e-mail, revistas digitais e podcasts. Também é possível criar guias ou e -books para download que oferecem informações valiosas sobre seu produto ou serviço.

Depois que um cliente em potencial atinge o estágio de interesse, eles estão preparados para o estágio de decisão. Eles têm perguntas que você pode responder, o que os ajudará a decidir se deve comprar seu produto. Você também pode usar um ímã de chumbo para empurrá-los para o estágio de decisão. Um ímã de chumbo pode ser um e-book ou whitepaper que fornece informações valiosas sobre o seu produto.

Estágio de consideração

No estágio de consideração do funil de vendas, o principal objetivo é fornecer ao potencial comprador informações necessárias para tomar a decisão final. Nesta fase, os compradores não estão interessados em suas ofertas, mas estão avaliando suas opções e comparando sua oferta às ofertas de seus concorrentes. Para tornar esse estágio o mais envolvente e valioso possível, crie conteúdo que se concentre no problema e no desafio dos compradores.

O estágio de consideração do seu funil de vendas é onde sua equipe de vendas pode começar a nutrir seus leads. Através de campanhas de email automatizadas, campanhas publicitárias de remarketing e conteúdo direcionado, sua equipe de vendas e equipe de marketing podem alcançar essas perspectivas e continuar alimentando-as por todo o funil. Eles também podem ser alcançados através das mídias sociais e do líder individual.

O conteúdo do estágio de consideração deve informar o comprador sobre o problema e os benefícios da sua solução. O conteúdo deve mostrar como seu produto ou serviço resolve o problema e quais resultados positivos proporcionou a outras pessoas.

Nesta fase, você também pode fazer contato pessoal com seus clientes em potencial e destacar sua experiência ou produto. Se o cliente em potencial ainda estiver indeciso, ofereça uma opinião de especialista ou uma demonstração do seu produto. Você também deve tentar manter seu conteúdo em cerca de 90% promocionais.

Depois de ganhar a atenção de um possível cliente, você pode começar a educá-los. Não seja excessivamente agressivo com sua abordagem, pois isso pode desligá-los. Deixe claro que você é um especialista em seu campo e pode ajudá-los a tomar uma decisão informada. A consideração é a terceira etapa do funil de vendas, onde os clientes estão avaliando suas opções e tomando uma decisão final sobre qual produto ou serviço eles escolherão.

Estágio de ação

A ação é o estágio final do funil de vendas. O cliente em potencial está pronto para comprar ou decidiu não fazê-lo. Se um cliente não optar por comprar, a organização poderá passar para outra técnica de marketing para ganhar um novo lead. O cliente em potencial começará a analisar preços e opções. Eles compararão opções diferentes e decidirão qual melhor atende às suas necessidades.

O objetivo do estágio de ação é criar um relacionamento contínuo com o cliente em potencial. É importante manter contato com as perspectivas ao longo do funil. Também é importante criar uma cadência para se envolver com eles. O uso de um modelo de funil de vendas pode ajudá-lo a organizar seu pipeline e rastrear as próximas etapas no funil.

Além de definir cada estágio, um funil de vendas também pode auxilia a mover ofertas para o próximo estágio mais rápido. Também pode ajudar a abordar as preocupações de seus leads mais cedo. Isso reduz a quantidade de tempo desde o contato do chumbo até o fechamento de um acordo. Além disso, pode ajudá-lo a identificar qualquer atrito desnecessário na jornada de compra dos clientes.

O primeiro estágio de um funil de vendas é chamado de estágio de conscientização. As pessoas tomam conhecimento de um negócio através de publicidade, mídia social ou boca a boca. Como resultado, eles podem se interessar por isso. A partir daí, eles começarão sua jornada pelo funil de vendas. Os leads nos estágios médio e inferior de um funil de vendas são os mais valiosos, pois passaram da consciência para o interesse.

A parte inferior do funil de vendas é o estágio de conversão, onde o cliente realmente faz uma compra. Este é o momento em que o cliente se torna parte do ecossistema de negócios. É importante rastrear a taxa de conversão de cada etapa do funil de vendas para aumentar as vendas. Também é importante rastrear as taxas de retenção de clientes para verificar se elas estão permanecendo leais.

Também é importante rastrear seus novos leads. Isso permitirá que você veja a eficácia de seus esforços de prospecção em mover seus leads do estágio de conscientização para o estágio de interesse. Isso ajudará você a determinar se o seu produto está gerando leads qualificados e se você está atingindo suas metas de vendas. E isso também lhe dará uma boa idéia da demanda pelo seu produto.

Criar páginas de destino atraentes e denominadas ações são cruciais para o seu sucesso. Você também deve usar ferramentas de geração de leads, como LeadFormly e HubSpot, para automatizar esse processo. Em seguida, nutra o relacionamento com os leads que você adquiriu. Se você conseguiu capturar leads no seu site, o próximo passo é nutrir seus leads e convertê-los em clientes.

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