A dependência emocional significa obter os bons sentimentos de fora de si mesmo. Significa precisar ser preenchido de fora e não de dentro. Quem ou o que você acredita ser responsável pelo seu bem-estar emocional?
Existem inúmeras formas de dependência emocional:
* Dependência de substâncias, como alimentos, drogas ou álcool, para preencher o vazio e tirar a dor.
* Dependência de processos como gastos, jogos de azar ou TV, também para preencher o vazio e tirar a dor.
* Dependência de dinheiro para definir o próprio valor e adequação.
* Dependência de obter o amor, a aprovação ou a atenção de alguém para se sentir digno, adequado, amável e seguro.
Quando você não assume a responsabilidade de definir sua própria adequação e valor ou de criar sua própria sensação interior de segurança, você procurará se sentir adequado, digno e seguro externamente. O que quer que você não dê a si mesmo, você pode buscar de outros ou de substâncias ou processos. A dependência emocional é o oposto de assumir a responsabilidade pessoal pelo bem-estar emocional. No entanto, muitas pessoas não têm ideia de que essa é sua responsabilidade, nem têm ideia de como assumir essa responsabilidade.
O que significa assumir responsabilidade emocional em vez de ser emocionalmente dependente?
Principalmente, significa reconhecer que nossos sentimentos vêm de nossos próprios pensamentos, crenças e comportamento, e não de outros ou das circunstâncias. Uma vez que você entenda e aceite que você cria seus próprios sentimentos, ao invés de seus sentimentos vindos de fora de você, então você pode começar a assumir a responsabilidade emocional.
Por exemplo, digamos que alguém com quem você se importa fique com raiva de você.
Se você é emocionalmente dependente, pode se sentir rejeitado e acreditar que seus sentimentos de rejeição vêm da raiva do outro. Você também pode se sentir magoado, assustado, ansioso, inadequado, envergonhado, irritado, culpado ou muitos outros sentimentos difíceis em resposta à raiva do outro. Você pode tentar muitas maneiras de fazer com que a outra pessoa não fique com raiva em um esforço para se sentir melhor.
No entanto, se você for emocionalmente responsável, sentirá e responderá de maneira totalmente diferente.
A primeira coisa que você pode fazer é dizer a si mesmo que a raiva de outra pessoa não tem nada a ver com você. Talvez essa pessoa esteja tendo um dia ruim e esteja descontando em você. Talvez essa pessoa esteja se sentindo magoada ou inadequada e esteja tentando ser superior, colocando você por baixo. Seja qual for o motivo da raiva do outro, é sobre eles e não sobre você. Uma pessoa emocionalmente responsável não leva o comportamento dos outros para o lado pessoal, sabendo que não temos controle sobre os sentimentos e o comportamento dos outros e que não fazemos com que os outros se sintam e se comportem da maneira como se comportam – que os outros são responsáveis por seus sentimentos e comportamento assim como somos pelos nossos.
A próxima coisa que uma pessoa emocionalmente responsável pode fazer é passar a ter compaixão pela pessoa com raiva e abrir-se para aprender sobre o que está acontecendo com a outra pessoa.
Por exemplo, você pode dizer: “Não gosto da sua raiva, mas estou disposto a entender o que está incomodando você. Você gostaria de falar sobre isso?” Se a pessoa se recusa a parar de ficar com raiva, ou se você sabe de antemão que essa pessoa não vai se abrir, então, como uma pessoa emocionalmente responsável, você agiria com amor em seu próprio benefício. Por exemplo, você pode dizer: “Não estou disposto a estar do outro lado da sua raiva. Quando você estiver pronto para ser aberto comigo, me avise. Enquanto isso, vou dar uma volta (ou desligar o telefone, ou sair do restaurante, ou ir para a outra sala, e assim por diante). Uma pessoa emocionalmente responsável fica fora do alcance do ataque em vez de tentar mudar a outra pessoa.
Uma vez fora de alcance, a pessoa emocionalmente responsável entra e explora quaisquer sentimentos dolorosos que possam ter resultado do ataque. Por exemplo, talvez você esteja se sentindo solitário por ter sido atacado. Uma pessoa emocionalmente responsável abraça os sentimentos de solidão com compreensão e compaixão, segurando-os como você faria com uma criança triste. Quando você reconhece e abraça os sentimentos de solidão, você permite que eles passem por você rapidamente, para que você possa voltar à paz.
Em vez de ser uma vítima do comportamento do outro, você assumiu a responsabilidade emocional por si mesmo. Em vez de ficar preso a sentir raiva, mágoa, culpa, medo, ansiedade ou inadequação, você voltou a se sentir seguro e em paz.
Quando você percebe que seus sentimentos são de sua responsabilidade, você pode sair da dependência emocional. Isso fará uma enorme diferença dentro de você e com todos os seus relacionamentos. Os relacionamentos prosperam quando cada pessoa sai da dependência emocional e assume a responsabilidade emocional.