Estratégias de compras nas empresas
Realizar as compras de uma empresa é uma tarefa importante e que deve ser desempenhada de modo a oferecer resultados melhores para toda a empresa. Esses resultados vão desde a produção até a melhoria nos indicadores financeiros de rentabilidade. Para que isso seja possível, adotar algumas estratégias faz a diferença nos resultados obtidos pelo negócio.
Conheça pelo menos quatro estratégias que podem impactar positivamente o desempenho da área de compras!
Busca por treinamentos e desenvolvimento pessoal
Uma das mais poderosas estratégias para melhorar a gestão estratégica de compras ou strategic sourcing consiste justamente em investir em desenvolvimento pessoal em busca de melhores resultados.
É somente com a realização de treinamentos e com a busca constante de conhecimento sobre supply chain que é possível identificar quais são os pontos críticos para a área de compras de uma organização.
Com esse tipo de abordagem, o profissional responsável consegue ter uma visão mais ampla do que precisa ser feito com fornecedores e compra de itens de modo a tornar os indicadores de desempenho de compras cada vez mais positivos para o negócio.
Cotação com diferentes fornecedores
De posse dos conhecimentos adequados para uma gestão de compras assertiva, uma das estratégias que podem ser aplicadas é a cotação com diferentes fornecedores.
Nesse caso, o responsável pela gestão de contratos e pela gestão de relacionamento com fornecedores deve solicitar orçamentos com fornecedores de qualidade equivalente. É possível que pelo menos um dos fornecedores ofereça uma determinada condição mais vantajosa do que o atual.
De posse desses dados, é possível iniciar uma negociação com o fornecedor atual de modo a conseguir vantagens no contrato vigente. Como o fornecedor provavelmente não quer perder o contrato com a organização, é possível que ele ofereça uma condição mais facilitada como forma de sinalizar interesse em cobrir a proposta.
Atuação conjunta com o planejamento estratégico
Se o setor de compras tem impacto em diferentes setores dentro da organização, faz sentido que a gestão de compras seja feita também tendo em mente o planejamento estratégico para o negócio de uma forma geral.
Nesse sentido, uma estratégia eficiente é atuar de maneira conjunta a conhecer quais são as necessidades dos clientes internos. Isso permite que a gestão conheça, por exemplo, quais os produtos com mais saída e, portanto, quais matérias-primas devem ser priorizadas.
Esse tipo de integração é especialmente importante para evitar que a gestão adquira muitos itens desnecessários para o negócio e poucos itens fundamentais para a cadeia de suprimentos.
Investimento em tecnologia
O uso de tecnologia no setor de compras também tem um papel importante para melhorar o desempenho da área de compras. Ao utilizar um software de gestão para o setor, por exemplo, fica mais fácil manter uma lista com todos os contatos dos fornecedores, com os valores de contratos e com possíveis cotações.
Também é possível acompanhar o relacionamento com cada fornecedor, assim como é possível avaliar o histórico de compras para identificar possíveis oportunidades de otimização. A centralização de dados, portanto, desempenha papel fundamental para facilitar o gerenciamento adequado.
As estratégias para melhorar o desempenho de uma área de compras vão desde a busca por treinamento e especialização até o investimento em tecnologia como forma de centralizar as informações para um gerenciamento mais efetivo e com mais qualidade.
Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.
Se você quer saber como melhorar o gerenciamento do setor de compras em sua organização, aproveite para conhecer mais sobre o nosso curso. Como anda a área dentro de seu negócio?
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