Todo trabalho tem estresse, mas o ambiente de trabalho pode parecer quase insuportável quando se trabalha para um chefe exigente ou injusto. Você não precisa gostar do seu chefe, mas precisa ser capaz de coexistir e cooperar com ele para ser produtivo e bem-sucedido em seu trabalho.
Além de uma mudança ocorrendo, como discuti no artigo ‘Infeliz no trabalho? Uma mudança está chegando’, não há solução perfeita para lidar com um chefe difícil, mas aqui estão cinco sugestões que podem tornar sua situação um pouco menos dolorosa.
1) Pense em seu chefe como um pai e você como seu filho adolescente.
Isso parece bobo no começo, mas o relacionamento entre você e seu chefe é muito semelhante ao que existe entre pais e filhos. Os adolescentes muitas vezes têm problemas com autoridade e experimentam desentendimentos com seus pais. Enquanto isso, os pais muitas vezes criam regras que a criança acredita serem injustas. Se a situação ficar ruim o suficiente, assim que a criança tiver idade suficiente, ela encontrará uma maneira de sair e se virar sozinha. Os pais não são perfeitos e nem os chefes – ambos cometerão erros.
2) Faça o melhor trabalho que puder.
Às vezes, a criança se comporta mal.
- Paul Getty disse uma vez: “O empregador geralmente recebe os funcionários que merece”.
Certifique-se de que você é o tipo de funcionário que gostaria de trabalhar para você se fosse o chefe. Eu sei que isso vai contra a noção de vingança e a entrega a um chefe injusto sempre que possível, mas fazendo o melhor trabalho possível, você dá ao chefe injusto menos munição que ele pode usar para tornar sua vida miserável. Ele também pode pensar duas vezes antes de perturbar um de seus melhores funcionários quando há muitos outros alvos mais fáceis que ele pode mirar.
Não chame a atenção para si mesmo. A menos que você seja o único em quem seu chefe esteja interessado, deve haver muitos outros para atrair sua ira de você. Deixe outra pessoa usar o alvo nas costas.
3) Aprenda tudo o que puder com um chefe injusto.
Podemos aprender algo com todos com quem entramos em contato. Enquanto de um bom chefe podemos aprender boas técnicas de gestão, também é verdade que de um mau chefe podemos aprender a não agir. Não sofra apenas, ganhe algo com a situação que o beneficiará no futuro. Observe como seu chefe lida com diferentes situações e anote mentalmente quais técnicas funcionaram e quais falharam.
4) Esqueça ontem.
Ontem é história, acabou. Tente não deixar seus problemas de ontem estragarem hoje. Em vez disso, comece cada dia com uma perspectiva nova e positiva, dizendo a si mesmo que hoje será melhor.
Às vezes entramos em uma rotina, esperamos o pior e agimos de acordo – subconscientemente forçamos uma pessoa (neste caso, nosso chefe) a agir da maneira que esperamos que ele aja. Certifique-se de que você não está adicionando combustível ao fogo sem querer. Começar cada dia com uma nova lousa é a melhor maneira de superar as diferenças anteriores. Guardar rancor só machuca a si mesmo.
5) Assuma a responsabilidade.
Não espere que outra pessoa acabe com o seu sofrimento.
Reclamar é fácil, mas realiza muito pouco. Preocupar-se com um problema não fará com que ele desapareça enquanto perde o sono e insistir em um problema só faz com que pareça pior. Você nunca será feliz se estiver se concentrando na preocupação. Se você está realmente em uma situação que está causando dor, você precisa começar a tomar medidas para melhorar a situação.
O filósofo romano Salústio disse: “Todo homem é o arquiteto de sua própria fortuna”.
Você realmente procurou outro emprego? Você já tentou melhorar suas habilidades por meio de treinamento interno, centros de aprendizagem de adultos, livros ou cursos por correspondência? Mesmo o menor passo na direção certa é progresso. Um chefe obstinado não mudará seus modos, mas você pode melhorar suas próprias habilidades. Por que não deixar seu chefe difícil ser a motivação que você usa para melhorar a si mesmo?