A confiança inteligente é o meio termo entre a desconfiança e a confiança cega. Isso significa que ela se baseia em fatos e ações das outras pessoas que justifiquem o fato de se depositar confiança.
Sendo um assunto cada vez mais abordado dentro de organizações, a confiança inteligente tem um papel crucial para o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho e, em última análise, para os resultados do negócio.
Por isso, veja a seguir como essa confiança melhora o relacionamento interpessoal e entenda quais são os seus efeitos dentro da empresa.
Estimula a comunicação em diversas vias
Em um ambiente em que há confiança inteligente a comunicação é uma das consequências e também uma das causas de todo esse processo. Explica-se: a confiança existe, em partes, devido à comunicação assertiva, adequada e transparente. Ao mesmo tempo, quanto mais confiança inteligente existe, mais as pessoas são estimuladas a se comunicar, o que favorece o relacionamento interpessoal.
Isso horizontaliza de certa maneira o ambiente de trabalho, já que a comunicação acontece entre colaboradores e também na relação líder-colaborador. Todos passam a ficar mais informados sobre resultados desejados e objetivos, as expectativas são alinhadas e passa a haver menos ruídos de comunicação.
Favorece a colaboração entre pessoas
Quando a confiança inteligente faz parte de um ambiente de trabalho, o resultado é que as pessoas estão mais dispostas a colaborar uma com as outras. Por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências, o ambiente se torna mais colaborativo devido ao ganho em comunicação que acontece quando a confiança é estimulada.
Isso significa que os projetos são concluídos de maneira mais eficiente, assim como há um clima melhor no ambiente organizacional. O resultado? Aumento de motivação e produtividade e mesmo diminuição da rotatividade entre os colaboradores.
Apoia o crescimento e desenvolvimento individual
Um ambiente com confiança inteligente gera bom relacionamento interpessoal, o que leva a um clima organizacional favorecido. Como resultado, o crescimento individual das pessoas é apoiado, já que a falta de conflitos estimula esse desenvolvimento de habilidades e competências do indivíduo.
Com mais confiança no ambiente e nas pessoas nele inseridas, um colaborador consegue se focar mais em desenvolver suas capacidades. O resultado é que a equipe se torna mais eficaz e mais especializada. Com a colaboração sendo estimulada, a troca de informações e experiências passa a ser ainda mais valiosa do que antes, enriquecendo o relacionamento interpessoal.
Diminui a necessidade de controle
Outro benefício muito importante da confiança inteligente para o relacionamento interpessoal é que ela diminui a necessidade de controle de maneira geral. Como as pessoas confiam umas nas outras de maneira inteligente, o resultado é que são necessárias menos regras e menos etapas de conferência de informações e dados.
Isso faz com que a comunicação seja mais rápida e tira o peso das dúvidas que pairam sobre muitos relacionamentos interpressoais. No geral, isso leva a um relacionamento mais dinâmico e que pode se desenvolver de maneira mais efetiva por não estar preso a uma quantidade excessiva de regras.
O relacionamento interpessoal é altamente favorecido pela confiança inteligente porque, em última análise, ele se torna mais forte e mais sólido. Esse tipo de confiança estimula a comunicação, a colaboração e o assentamento de expectativas dentro de um mesmo nível, criando um clima organizacional melhor e que favorece a produtividade como um todo.
Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.
Agora que você já entende o papel dessa confiança nos relacionamentos, aproveite para deixar nos comentários o que você pensa sobre esse assunto.