A liderança sólida é uma combinação de instinto e educação. Nasce do preceito inerente versus ambiente. Nunca é tudo de um e nenhum do outro, mas um equilíbrio. Grandes líderes carregam um carisma: parte dele inato, parte dele através do desenvolvimento de habilidades que trazem consigo confiança.
Qualquer grande líder tem uma lista de verificação semelhante a esta para garantir a aplicabilidade da sua liderança:
1. Existe uma diferença entre líderes e gerentes
Os gerentes se certificam de que as coisas estão correndo bem, os líderes criam mudanças e seguidores por meio da visão.
2. Os líderes criam visões nas quais os outros podem acreditar
Os líderes permitem que os seguidores aceitem as decisões, dando-lhes objetivos e expectativas claros e deixando-os usar seus talentos e pontos fortes para fazer o trabalho.
3. Os líderes entendem e respeitam as palavras autonomia e empoderamento
Os líderes não precisam saber fazer tudo, mas fornecer a seu pessoal os recursos e a orientação de que precisam para seguir em frente por conta própria. Líderes notáveis lideram o ataque, montados em seus cavalos com as tropas, mas permitem que cada soldado puxe suas “baionetas” conforme as condições o exigirem.
4. Os líderes vêem a totalidade de sua empresa
Suas equipes multifuncionais sabem como trabalhar como uma empresa inteira. Os melhores líderes ensinam às suas equipes como estão interligadas e como cada equipe carrega um propósito vital para o todo e como se encaixam na malha entrelaçada do cobertor corporativo.
5. Os líderes entendem a necessidade de subordinados que sejam líderes-chave
Eles sabem como contratar com base em talentos valiosos e únicos e lembre-se de permitir que esses talentos trabalhem para o grupo. Eles sabem que é o líder fraco que permite que seus próprios temores sobre a perda de controle turvem sua memória com relação ao motivo pelo qual aqueles talentos especiais foram trazidos a bordo.
6. Os líderes têm seguidores que não apenas acreditam na missão da organização, mas têm seguidores que estão acostumados a vencer
Os vencedores acreditam que metas e objetivos podem realmente ser alcançados. Os líderes contratam pessoas que sabem como vencer e prosperar com a energia gerada pela vitória.
7. Os líderes são curiosos
Normalmente são curiosos por natureza. Eles querem saber por que e como as coisas são feitas, além de fazerem perguntas e não têm medo de sondar áreas desconhecidas para encontrar soluções.
8. Os líderes são instintivos
Eles seguem seus instintos. A curiosidade os leva a acumular as informações necessárias para que, quando chegar a hora da decisão, seja o intestino a dar a palavra final.
9. Os líderes entendem o ditado de que uma pedra que rola não carrega musgo
Suas organizações não são cobertas de musgo. Eles sabem que a chave para o sucesso é o impulso contínuo. Momentum gera momentum. Eles levam isso adiante, desde o desenvolvimento de produtos e programas de recompensa que aumentam o moral até os esforços de satisfação do cliente.
10. Os líderes residem no momento de hoje e no amanhã simultaneamente
Eles não são míopes, desenvolvendo sistemas e institucionalizando seus melhores pontos fortes para ter sucesso hoje e no futuro.
11. A importância do planejamento
Eles sabem que 90% do seu tempo é mais bem gasto com planejamento e 10% com trabalho administrativo.
12. Líderes formam parcerias
Eles não fingem ser lobos solitários. Eles sabem que seu sucesso depende de sua capacidade de usar outras pessoas estrategicamente. As parcerias de líderes de sucesso são parcerias em que todos ganham. Eles se aliam a todos os clientes, concorrentes, fornecedores e quaisquer fontes que tragam os resultados de que suas organizações precisam.
13. Os líderes não são incrementais
Eles se transformam. Eles gostam de mudanças e as usam para se manter no topo de seus setores.
14. Líderes admitem seus erros
Eles sabem como a culpa é um golpe fatal no moral e na confiança. Eles, no entanto, não brigam e procuram piedade. Eles reconhecem, aprendem e seguem em frente.
15. Os líderes são mestres da observação
Eles ouvem, observam e detectam o que os outros ignoram. Eles usam as dicas ou observações sutis para dar a eles uma vantagem quando necessário.
16. Os líderes institucionalizam seus valores, visões, realizações e pontos fortes
Eles sabem como, por meio de procedimentos e sistemas, filtrar seus pontos fortes na organização.
17. Os líderes podem sair fisicamente, mas não espiritualmente
Seus legados perduram por muito tempo depois de terem saído do emprego.
18. Os líderes não dão as mãos, eles moldam suas organizações moldando mentes
Eles fornecem direção e guia. Eles não acreditam em tomar decisões pelas mãos direitas de seus principais subordinados.
19. Os líderes dão crédito onde o crédito é devido
Eles reconhecem e recompensam as conquistas e usam o ímpeto dessas conquistas para estimular o sucesso de seus seguidores.
20. Os líderes não fornecem cargos por causa da bondade de seus corações.
Eles criam cargos e os preenchem com base nos objetivos e na visão da empresa.
21. Os líderes permanecem focados
Nas missões da empresa e levam seus seguidores a fazer o mesmo.
22. Os líderes são pensadores globais
Eles não subestimam o poder da economia global. Eles procuram constantemente maneiras de expandir ou beneficiar o global e estão bem cientes das armadilhas de fechar os olhos aos mercados de negócios globais.
23. Líderes sabem se comunicar
Eles são comunicadores interpessoais e tecnológicos experientes. Eles conhecem os meandros de lidar com várias personalidades, bem como sabem como o e-mail os conecta a sua equipe de linha de frente.
24. Os líderes pensam fora da caixa, dentro da caixa e ao redor da caixa
Eles sabem a importância de desenvolverem sua criatividade e incentivarem a implementação de processos focados em inovação.
25. Os líderes não têm medo de adotar uma abordagem heterodoxa
Você nunca ouvirá alguém dizer: “Não podemos / não podemos fazer assim”. Eles vão além da mentalidade “É assim que sempre fazemos” para a mentalidade “Essa é a melhor maneira de fazer”.
26. Os líderes aprendem com os líderes
Eles olham para a história, concorrentes e mentores. Eles não são muito orgulhosos de aprender sempre com aqueles que admiram.
27. Os líderes sabem que sempre há algo mais para aprender
Eles estão constantemente alimentando suas mentes. Eles sabem que a chave para a transformação progressiva está nas ideias. Eles percebem que o sucesso não vai acontecer. Eles precisam buscar novas maneiras de fazer isso acontecer.
28. Os líderes cedem a propriedade quando é estrategicamente vantajoso fazê-lo
Eles oferecem recompensas e incentivos, como opções de ações, a fim de manter funcionários-chave. Eles entendem que as recompensas dão origem a novos sucessos.
29. Os líderes criam equipes para atingir metas
Eles sabem que o encontro de duas mentes pode desenvolver oportunidades que apenas uma mente pode perder. Eles gerenciam com sucesso as interações de suas equipes para atender aos fins desejados.
30. Os líderes desenvolvem maneiras criativas de eliminar a burocracia desnecessária ou eliminar as práticas burocráticas dificultadoras para agilizar as atividades vitais
Sabem que devem alinhar com suas equipes a importância do mapeamento e modelagem dos processos organizacionais.
31. Os líderes sabem que, para manter o ritmo e ser inovadores, precisam educar e capacitar seus funcionários
Eles oferecem treinamento, educação e workshops para manter as mentes que lideram em forma competitiva.
32. Os líderes concentram os esforços de seu pessoal no cliente
Eles sabem que o ativo mais importante de uma empresa são seus clientes.
33. Os líderes entendem que funcionários-chave são ativos.
Nos dias atuais, os funcionários que se destacam são aqueles que exercem constantemente a proatividade.
34. Os líderes sabem como eliminar as pessoas erradas.
Os grandes líderes sabem que para uma organização prosperar, não se pode ter paternalismo.
35. Os líderes são decisivos.
Eles podem compartilhar informações e ouvir outras pessoas, mas a decisão nunca é delegada.
36. Os líderes têm coragem de viver com suas decisões.
Eles sabem que tomaram decisões que pode mudar o rumo de uma organização, envolve risco, mas sabem como conviver com a falta de previsibilidade.
37. Líderes resolvem quando as coisas dão errado.
Eles enfrentam os problemas de frente e lidam com as questões em questão de forma rápida e eficaz.
38. Os líderes avançam com urgência
Eles sabem da importância de evitar a estagnação e avançar mesmo com todas as dificuldades.
39. Os líderes protegem todos os ativos que lhes dão uma vantagem.
Eles têm o cuidado de estabelecer sistemas de confidencialidade e licenciar e registrar apropriadamente propriedade intelectual, invenções e conceitos inovadores.
40. Os líderes sabem que mesmo o melhor produto não é suficiente
O que eles estão fazendo com o produto para renová-lo, para aumentar a demanda e se preparar para atender a essa demanda?
Olhe a lista novamente. Como você pode motivar melhor sua equipe para um desempenho em níveis mais elevados? Você vê o que pode estar retardando o progresso? O que você precisa melhorar em sua jornada para subir a colina e agarrar as bandeiras da vitória?
Provavelmente, você já está fazendo um bom trabalho. A questão é: o que você pode fazer para passar de bom para ótimo? Prospere e divirta-se!