A Pedra de Blarney é uma pedra histórica, ou na verdade parte do Castelo de Blarney na Irlanda, onde se acreditava que beijar a pedra pode conceder a você o dom da palavra. Sim, parece estranho nos dias de hoje, mas quem somos nós para questionar a tradição? O bom seria se pudéssemos instalar o chip da comunicação eficaz em nossos corpos.
Há tanto para saber sobre conversas que qualquer pessoa, mesmo eu, poderia perceber. Você pode assistir a um talk show; programas de rádio; clubes dedicados a falar em público; conversas comuns; certas regras ainda se aplicam quando se trata de interação por meio de palavras. Pode parecer entediante, eu sei, mas mesmo que seja sua boca que está fazendo o trabalho, seu cérebro trabalha duas vezes mais para produzir um monte de coisas que você conhece. Portanto, a melhor maneira de começar a aprender a ter uma comunicação eficaz é conhecer a pessoa mais próxima de você: você mesmo.
O que você sabe
Educação é aprender o básico, mas ser um orador eficaz é praticar o que você aprendeu. Minha passagem como convidado em todas as reuniões em que fui moderador, me ensinou que todos nós temos nossas limitações, mas isso não significa que não podemos aprender a acompanhar e compartilhar o que sabemos.
Ouvir
É tão importante quanto fazer perguntas. Às vezes, ouvir o som da nossa própria voz pode nos ensinar a ser um pouco confiante em nós mesmos e a dizer coisas em que acreditamos com convicção. Aprender a ouvir as pessoas com empatia, melhora o nosso relacionamento interpessoal.
Humildade
Todos cometemos erros e, às vezes, tendemos a difamar nossas palavras, gaguejar e provavelmente pronunciar mal certas palavras, embora saibamos o que significam, mas raramente as usamos apenas para impressionar os ouvintes. Portanto, em um grupo, não tenha medo de perguntar se você está dizendo a palavra certa da maneira certa e se eles não tiverem certeza sobre isso, faça piada com isso. Eu prometo a você que vai fazer todo mundo rir e você pode se safar também.
Contato com os olhos
Há muito a dizer quando se trata de direcionar sua atenção para o seu público com um olhar atraente. É importante que você mantenha o foco ao falar para um grande grupo em uma reunião, mesmo que ele ou ela sejam lindos.
Bom humor
Um pouco de humor pode fazer maravilhas para aliviar a tensão, ou pior, o tédio ao fazer seu discurso. Dessa forma, você chamará a atenção da maioria do público e eles sentirão que você é tão acessível e humano quanto aqueles que o ouvem.
Seja como os outros
Interação tem a ver com se misturar com outras pessoas. Você terá muitas ideias, além de saber o que as pessoas as fazem como são.
Eu e eu mesmo
Admita, há momentos em que você canta para si mesmo no chuveiro. Eu sei que eu faço! Ouvir o som de sua própria voz enquanto pratica sua fala na frente de um espelho pode ajudar a corrigir as áreas de estresse de seu tom. E enquanto você faz isso, você também pode se enfeitar.
Seja sorridente
Um sorriso diz tudo muito parecido com o contato visual. Não adianta fazer caretas ou franzir a testa em uma reunião, a menos que seja um velório. Você pode expressar melhor o que está dizendo quando sorri.
Tenha um modelo
Deve haver pelo menos uma ou duas pessoas em sua vida que você ouviu quando estavam em uma reunião pública ou talvez na igreja. Claro que eles leram suas falas, mas tomar nota mental de como eles enfatizam o que dizem pode ajudá-lo quando você assumir o centro do palco.
Preparação
Aproveite ao máximo a preparação, em vez de apenas rabiscar notas e, muitas vezes, de maneira apressada. Algumas pessoas gostam de escrever coisas em fichas, enquanto outras preferem ser um pouco mais criativas ao verem suas anotações escritas na palma da mão (não para mãos úmidas, por favor). Fique confortável com o que você sabe, já que gosta do seu trabalho.
E isso envolve tudo. Essas sugestões de comunicação eficaz podem ser triviais, mas aprendi a me fortalecer quando se trata de falar em público ou privado, e nunca é demais estar com as pessoas para ouvir como elas tornam as conversas e reuniões muito mais agradáveis e educativas.
Para colocar essas dicas em prática da melhor maneira possível, conheça o Curso de Comunicação e Diálogo.
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